As 10 atitudes da liderança transformadora

Por Gisele Meter*

Liderar está relacionado a um conjunto de comportamentos e atitudes que podem ser desenvolvidos, resultando em ações práticas e efetivas. Trata-se muito mais de uma questão de visão estratégia do que de estilo de liderança.

Segundo Eduardo Carmello, Diretor da Entheusiasmos Consultoria em Talentos Humanos, líderes eficazes estão criando organizações inteligentes que utilizam seu conhecimento para criar vantagem competitiva.

O foco da liderança deve estar voltado para a criação de experiências e inovações funcionais, úteis e significativas. Funcionais no sentido de facilitar a vida dos funcionários, para que possam focar na perfeita realização de seu trabalho, úteis no sentido de servirem a um real propósito e significativas no sentido de terem impacto relevante para assim garantir um envolvimento e participação de toda a equipe.

Os resultados consistentes de liderança não decorrem de estilos ou da sua personalidade e sim de práticas muito bem desenhadas e aplicadas aos mesmos, afirma Eduardo Carmello.

Defina um objetivo claro
O líder antes de qualquer pessoa deve ter claro o objetivo a ser cumprido por sua equipe, isto envolve indicador, metas, prazos e também orçamento, fazendo para si o maior detalhamento de informações possível. Tendo todos estes dados em mãos, pode então traçar estratégias para a equipe com foco maior na execução para o alcance destes objetivos.

Comunique à equipe
Comunique à sua equipe de forma clara os objetivos a serem cumpridos sem deixar com que falhas na comunicação possam gerar dúvidas, comprometendo assim a realização do que foi proposto. Procure esclarecer o que não for entendido, traduzindo a linguagem de forma simplificada se for o caso. Certifique-se de que todos entenderam a mensagem, procure engajar os envolvidos para que possam assim realizar o que lhes for proposto. Saiba que a comunicação é a base para a execução de qualquer estratégia.

Deixe claro o que espera de sua equipe
Defina todas as regras, critérios, procedimentos específicos e expectativas de performance logo no início de cada projeto. Desta forma, cada um saberá antecipadamente o que estará sendo cobrado, reduzindo assim a probabilidade de frustrações ou desempenho abaixo do esperado. Ao deixar claro o que se espera de cada integrante da equipe, fica mais fácil também redefinir ações corretivas caso sejam necessárias.

Priorize
Elimine ambiguidades de decisão ou de prioridades, foque em um objetivo de cada vez. Assim, à medida que as etapas forem cumpridas, novas prioridades deverão ser estabelecidas, não existindo então conflito de interesses que possam dividir a equipe, reduzindo o desempenho da mesma para o alcance de dois objetivos. Quando as prioridades e decisões são bem definidas, a concentração de esforços é orientada a uma única direção de forma inteligente garantindo resultados efetivos.

Assuma seu papel de líder
Envolva-se e demonstre maior engajamento em seu papel de líder, esteja atento, dê o exemplo, tenha consciência de que você está representando a empresa. Inspire a confiança dos liderados, seja congruente entre o que fala e o que faz, garantindo assim uma liderança coerente e respeitada.

Desenvolva sua equipe de forma singular
Um líder deve conhecer sua equipe, sabendo identificar as necessidades de cada integrante, individualmente, para que assim consiga promover maior engajamento, gerenciando o desenvolvimento de todos, de forma singular e justa, garantindo uma equipe forte e comprometida.

Fique atento aos sinais de equipe
Para um líder é fundamental estar atento aos sinais da equipe e saber reconhecer quando as pessoas estão sobrecarregadas. A atitude diferencial, neste caso, será a de compreensão, apoio, confirmação e reconhecimento, sendo estes fatores decisivos e de suma importância que garantem a credibilidade necessária para a realização e entrega de alta performance, sem que haja desânimo ou falta de engajamento das pessoas envolvidas.

Ensine
Esteja disposto, como líder, a exercer o papel de orientador e ensinar de diversas formas. Proporcione instrução, tire dúvidas, converse e dê apoio para melhorar o desempenho de novos procedimentos e tarefas. Quando um liderado não compreende o que deve ser feito, pode se sentir desmotivado e assim comprometer os resultados da equipe.

Promova um espaço de conhecimento
Construa um espaço de troca de informações e conhecimento onde todos possam se sentir à vontade para propor ideias, debater melhorias e sugerir ações para a resolução de problemas. Quando existe este espaço, as ações tornam-se mais efetivas, pois os envolvidos sentem-se mais atuantes e participativos no processo da construção do conhecimento.

Verifique as ações
Verifique constantemente o curso das ações dos processos e atividades estratégicas. Quando existe este tipo de acompanhamento, os envolvidos sentem que podem contar com o líder como uma forma de apoio para o alcance dos objetivos. O acompanhamento também possibilita a identificação de falhas no processo de execução com maior antecedência e também o redirecionamento de ações quando estas forem necessárias.

Quando o líder sabe o que realmente espera de sua equipe e manifesta isso de forma clara embasado em conhecimento, a todos os envolvidos, os relacionamentos melhoram, a ação fica mais eficaz e ajustada a estratégia, resultando em desempenho de alta performance garantindo assim, resultados extraordinários, finaliza Eduardo Carmello.

* Gisele Meter é empresária e diretora executiva de Recursos Humanos. Atua com gestão estratégica de pessoas, psicóloga, escreve sobre comportamento organizacional e liderança. Palestrante e consultora estratégica em gestão de pessoas e gestão da mudança organizacional.

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