Prevenir para não remediar

Por Silvio M. Monteiro

Variações de voltagem muitas vezes não são percebidas, mas podem danificar um computador. Além das alterações não perceptíveis, existem aquelas que nós podemos verificar que são os raios e tempestades, que causam descargas elétricas que chegam até a ferir e vitimar pessoas. O caso aqui não são os danos causados ao corpo humano, mas sim, as avarias que os raios podem trazer aos equipamentos que temos em casa, causando um prejuízo financeiro e perda de dados, que muitas vezes nunca mais conseguimos recuperar.

Para prevenir as avarias, o uso do nobreak é uma solução. Eles são dispositivos que não são muito conhecidos da população, chegando até serem confundidos com os filtros de linha pelos mais leigos. A principal função do nobreak é fornecer energia ininterrupta aos equipamentos, mesmo na ausência total de energia proveniente da rede elétrica. Ele pode ser usado tanto para um computador ou uma geladeira, quanto para aparelhos hospitalares e leitores ópticos. Os aparelhos fornecem energia filtrada e estabilizada a uma (fonte) carga e, por isso, conseguem amenizar os danos causados por raios e possíveis variações.

As baterias dos nobreaks podem gerar várias horas de autonomia, dependendo da configuração do aparelho e da carga, que pode ser de baixa, média e alta potência. Para o usuário doméstico, um nobreak de baixa potência é o suficiente, pois fornece autonomia de aproximadamente 10 minutos, o que é suficiente para, por exemplo, salvar os arquivos e dados que estavam abertos em um computador. Um uso muito comum dos equipamentos é em semáforos, o que evita o caos generalizado que a falta de energia elétrica pode causar em uma grande metrópole como São Paulo, Curitiba ou Porto Alegre.

O uso de nobreaks, especialmente com transformador isolador, diminui o risco de danos provocados pelas tempestades e surtos elétricos, evitando os enormes prejuízos ocorridos em equipamentos e sistemas. Fortes descargas de energias, como variações de voltagem, picos de tensão, sobre tensão (valor da tensão elétrica acima do normal), tempestades e outras podem danificar permanentemente as máquinas. Os nobreaks conseguem amenizar os prejuízos causados, o famoso prevenir para não remediar.

No caso dos computadores, o nobreak é um equipamento que proporciona proteções contra picos de tensão, variação da rede elétrica, sub e sobre tensões e outras proteções. Um fator importante é que a maioria dos aparelhos pode ser ligada em qualquer tomada 110 ou 220 volts. Para proteger melhor ainda o aparelho, é importante que se mantenha o pino terra, assim como o fio terra ligado à tomada de alimentação.

* Silvio Monteiro é especialista de produtos da NHS nobreaks e estabilizadores

  • PDF
  • Imprima tranquilo! Nosso layout de impressão não consumirá muitos recursos de sua impressora, pois é preto e branco e contém apenas o texto do artigo.

    Imprimir
  • Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>