O álbum da Copa

Por Lucas Rothstein

Faço o álbum da Copa, mas diferente do que a maioria das pessoas pensa, as figurinhas são da Copa das Confederações e não da Copa do Mundo. Enquanto a última ocorrerá só em 2014, a Copa das Confederações será já, no mês que vem. Para evitar mais confusões e dúvidas, seguem alguns esclarecimentos.

A Copa das Confederações é um torneio de futebol realizado, atualmente, de quatro em quatro anos. Antigamente, era de dois em dois anos. A competição é disputada por oito times, sendo seis campeões continentais, ou seja, um campeão de cada continente: um africano; um europeu; um da Oceania; um asiático; a América é representada por dois times, sendo um da América do Sul e outra da Central, Norte ou Caribe; mais o campeão atual da Copa do Mundo e o país sede da Copa das Confederações.

O primeiro torneio ocorreu em 1992, na Arábia Saudita, e de lá prá cá já foram oito copas. A nona será no Brasil no mês que vem. Acontecerá entre os dias 15 e 30 de junho. Os times participantes são: Brasil (país sede), Espanha (campeã mundial), Uruguai (campeão da América do Sul), México (campeão da América Central, Norte ou Caribe), Japão (campeão asiático), Nigéria (campeã africana) e Taiti (campeão da Oceania). O Taiti merece destaque, pois é a novidade desta copa, já que participa pela primeira vez. Foi uma surpresa, pois tem um time considerado amador em comparação às outras seleções principais.

A Copa das Confederações serve também como teste dos times para a Copa do Mundo, que ocorrerá no Brasil em 2014.
No sorteio, ficou decidido que o Brasil será cabeça de chave de um grupo e a Espanha do outro. Os outros times foram sorteados e colocados nos grupos, que ficaram divididos assim:
Grupo A – Brasil, Japão, México e Itália;
Grupo B – Espanha, Uruguai, Taiti e Nigéria.

Vale lembrar que das oito seleções, metade já foi campeã mundial (Brasil, Espanha, Uruguai e Itália).
Uma curiosidade: a bola da Copa das Confederações se chamará CAFUSA. Foi apresentada em coletiva de imprensa pelo ex-capitão da seleção brasileira, Cafu, apelido que significa “cafuzo”, nome dado a indivíduos que nasceram da miscigenação de índios e negros. A bola também representa três outras palavras: Carnaval, Futebol e Samba.

Os estádios que sediarão a competição serão seis: Belo Horizonte (Mineirão), Fortaleza (Castelão), Brasília (Nacional), Recife (Arena Pernambuco), Salvador (Arena Fonte Nova) e Rio de Janeiro (Maracanã).

Agora, sabendo mais sobre a Copa das Confederações, já dá para se preparar para torcer pelo Brasil. Fique ligado na telinha para assistir os jogos, que serão transmitidos pelas Redes Globo e Bandeirantes.
Confira aqui, a tabela dos jogos da Copa das Confederações 2013.

  • PDF
  • Imprima tranquilo! Nosso layout de impressão não consumirá muitos recursos de sua impressora, pois é preto e branco e contém apenas o texto do artigo.

    Imprimir
  • Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>