Workshop ensina como aumentar as chances de captar recursos para projetos

Serão apresentadas as necessidades dos patrocinadores com o objetivo de diminuir distância entre oferta e procura

A captação de recursos para projetos culturais no Brasil abrange muitos detalhes burocráticos e técnicos que dificultam a concretização até mesmo daqueles que passam pelo exigente crivo das leis federal, estaduais e municipais existentes. Para orientar artistas e outros profissionais que querem aprovar projetos com base nas leis de incentivo fiscal, mas que também buscam por patrocínio direto, a Sauí Produções realiza o workshop Viabilidade de Ideias e Projetos Culturais, Sociais, Educacionais, Esportivos e de Sustentabilidade nos dias 7 e 8 de fevereiro, no Hotel Mercure Batel, em Curitiba. “Há um grande ruído de comunicação: de um lado os patrocinadores que têm políticas específicas para apoiar um projeto, ligadas à sua marca, e do outro os proponentes, geralmente artistas, com seus sonhos e anseios. Com o workshop pretendemos diminuir essa distância entre oferta e procura e esclarecer sobre a viabilidade dos projetos”, afirma Simone Nunes, diretora executiva da Sauí Produções e facilitadora no evento.
A produtora explica que projetos cujo tema inclua ações sociais e de sustentabilidade têm bastante demanda, mas todas as outras áreas criativas e culturais são requisitadas. Durante o curso, os proponentes terão a oportunidade de escrever ou complementar seus trabalhos. “Os participantes devem levar suas ideias ou projetos, pois vamos oferecer uma consultoria e tirar dúvidas, objetivando que todos os projetos finais possam fazer parte do portfólio de nossa empresa para serem apresentados a patrocinadores que já estão em busca de boas propostas”, revela Simone. A Sauí Produções foi responsável pela captação de mais de 10% dos projetos aprovados na Lei de Incentivo à Cultura de Curitiba neste início de ano, fora iniciativas na Lei Rouanet e leis de incentivo de outros estados.
Segundo a diretora executiva da Sauí Produções, outro objetivo do workshop é dar mais autonomia a quem propõe um projeto cultural. “Normalmente, os proponentes pagam em torno de R$ 2 mil para que um produtor cultural escreva um projeto. Não queremos dar o peixe, queremos ensinar a pescar”, enfatiza.
O workshop tem 12 horas de duração e é voltado para artistas, produtores e gestores culturais, além de profissionais de áreas ligadas à economia criativa, educação, gastronomia, arquitetura, sustentabilidade, inclusão social e outros interessados. “Os participantes terão informações sobre as necessidades dos patrocinadores, orientações gerais sobre leis de incentivo fiscal e ainda a oportunidade de fazer networking com outros profissionais do setor.”

Cenário atual da gestão cultural
Uma pesquisa realizada pela Sauí Produções para descobrir o atual cenário da produção cultural no sul do Brasil ajuda a mostrar um pouco a realidade geral do setor nos últimos anos. O levantamento revelou que cerca de 30% dos produtores culturais não conseguiram viabilizar suas ideias nesse período, enquanto cerca de 40% demoraram de um a cinco anos para ter seu projeto aprovado e captado, sendo a maioria com investimento de até R$ 30 mil – projeto considerado barato. “Quanto maior o custo do investimento, mais difícil é conseguir o patrocínio”, frisa.
A captação de recursos pode ser realizada por meio de diversos mecanismos que auxiliam o empreendedor e vão desde uma simples doação até algo mais complexo, como convênios com o poder público ou patrocínio incentivado. Mas, o que está muito em voga no momento é a captação coletiva (crowdfunding). “A pesquisa mostrou também que esse último mecanismo é pouco difundido no sul do país. Embora os números das plataformas de financiamento coletivo estejam crescendo, eles ainda se concentram em outras regiões do Brasil, principalmente no estado de São Paulo”, lembra Simone Nunes.
O workshop acontece das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h no sábado, dia 7 de fevereiro, e das 8h30 às 12h30 no domingo, 8. O investimento é R$ 750,00 e pode ser parcelado. O Hotel Mercure Batel fica na Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1.177, em Curitiba. Mais informações e inscrições pelos telefones (41) 3088-2130 ou e-mail [email protected]

SERVIÇO: O workshop Viabilidade de Ideias e Projetos Culturais, Sociais, Educacionais, Esportivos e de Sustentabilidade acontece nos dias 7 de fevereiro, das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h, e das 8h30 às 12h30 no dia 8 de fevereiro, no Mercure Batel na Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1.177, em Curitiba.

Sobre a Sauí Produções
A Sauí Produções oferece soluções na área do marketing cultural, atuando como interlocutora e facilitadora entre investidores e idealizadores de projetos. Atua na área de leis de incentivo fiscal e também patrocínio direto, em diversas linguagens da economia criativa e da cultura: Música, teatro, cinema, literatura, jogos eletrônicos, moda, design, entre outras, além de marketing esportivo e social.

Facilitadora
Simone Nunes é pós-graduada em Gestão e Produção Cultural. Tem experiência de dez anos na elaboração de projetos culturais e sociais, tendo atuado na captação de recursos de mais de 30 projetos e realizado mais de 70 ações com grupos e artistas de destaque em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

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