Unilivre promove curso sobre compostagem residencial e empresarial

Curso pode ser feito por qualquer pessoa interessada e acontece entre os dias 7 e 9 de fevereiro

Reciclar lixo já vai além de somente separar papel, plástico, alumínio e vidro. Boa parte do lixo orgânico também pode ser reaproveitado por meio da compostagem. Para ensinar como fazer isso, a Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) promove o curso de Compostagem Urbana, que acontece entre os dias 7 e 9 de fevereiro, das 13h30 às 17h. As inscrições podem ser feitas no link http://bit.ly/UnilivreCompostagem.

As aulas são voltadas para qualquer pessoa que deseja realizar compostagem em sua casa, condomínio ou empresa. “Ensinarei como fazer uma composteira para produzir adubo que poderá ser utilizado em hortas ou vasos. É uma atividade prazerosa e sem riscos, que pode envolver crianças, idosos e deficientes”, conta a compostóloga e advogada especialista em Direito Socioambiental, Claudia Bório, que ministra o curso. Ela foi a criadora do projeto de compostagem do Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná, onde estuda Ciências Biológicas.

Entre os assuntos que serão abordados no curso estão a escolha de um modelo de composteira adequado para cada necessidade; como fazer a compostagem aberta e a fechada; como é a ação dos micro-organismos, fungos e minhocas; como processar, armazenar e comercializar o húmus resultante e quais resíduos orgânicos podem ou não ser utilizados. “O pó de café, as cascas de algumas verduras e frutas, não todas, restos de jardinagem, folhas secas e outros materiais podem se transformar em adubo de ótima qualidade”, conta Claudia Bório.

A Unilivre está localizada na Rua Victor Benato, 210, bairro Pilarzinho, em Curitiba (PR).  Mais informações pelo telefone (41) 3254-3734, pelo whatsapp (41) 99819-7896 ou pelo e-mail [email protected].


Sobre a Unilivre
Fundada em 1991, a Universidade Livre do Meio Ambiente – UNILIVRE, é uma organização não-governamental que promove projetos socioambientais e programas de capacitação em sustentabilidade. Desde 2002, a instituição é uma entidade do Terceiro Setor, qualificada pelo Ministério da Justiça como uma OSCIP – Organização Social Civil de Interesse Público, voltada para o Desenvolvimento Sustentável Urbano e a melhoria da qualidade de vida na cidade.

A Unilivre foi idealizada com o objetivo de disseminar práticas, conhecimentos e experiências relacionadas às questões ambientais e crescimento ordenado e sustentável das cidades. Sua inauguração oficial, em 5 de junho de 1992, contou com a presença do oceanógrafo francês e cientista marítimo, Jacques Cousteau, um dos maiores defensores mundiais do meio ambiente.

  • PDF
  • Imprima tranquilo! Nosso layout de impressão não consumirá muitos recursos de sua impressora, pois é preto e branco e contém apenas o texto do artigo.

    Imprimir
  • Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>