Eventos do Goethe-Institut podem ser vistos pelas redes sociais

Eventos estão disponíveis on-line

Ocorreu entre 25 a 27 de agosto, a Semana de Arte, Cultura e Literatura, promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Curitiba. O Goethe-Institut Curitiba é parceiro da Secretaria e ofereceu, ao longo da semana, uma série de eventos para os professores da rede e público geral. Os eventos, em ambiente virtual, foram gravados e estão disponíveis nas redes sociais. Assim, quem não pôde acessar ao vivo pode assistir ao tema que tem interesse. 

Uma das lives mais disputadas foi sobre a capital Berlim, uma das cidades mais procuradas como destino turístico, para intercâmbio ou mesmo profissionalmente. A palestra foi proferida pela Katharina Bleher, mestranda binacional pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pela Universidade de Leipzig, da Alemanha, em parceria com o Instituto. A palestrante trouxe um panorama amplo da cidade, desde antes da unificação. A cidade é hoje a segunda mais populosa da União Europeia, com quase 6 milhões de habitantes, considerando a sua região metropolitana. Para assistir, acesse em: https://www.youtube.com/watch?v=JvE_Kw_KmyA.

A segunda live foi sobre gastronomia: “Delícia de conversa”, com a escritora Marli Dall Stella, estudiosa da culinária alemã e austríaca, que faz adaptações das receitas originais à gastronômica brasileira. Ela é autora do livro “Receitas Austríacas do Tirol Brasileiro”, com 112 receitas doces e salgadas.

Durante o encontro, a cozinheira lançou a sua versão vegana, sem glúten e sem lactose, da Torta Sacher, que tradicionalmente leva chocolate e é recheada com geleia de damasco e coberta de chocolate. Para assistir, pode acessar em: https://www.instagram.com/p/CEXXnomD1du/.

A terceira palestra foi com a booktuber, a jornalista Gisele Eberspächer, mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná. O tema da conversa fo “Vamos falar sobre livros – uma pequena viagem ao mundo da literatura alemã”. Ela apresentou livros alemães traduzidos para o português. Entre as obras citadas estão: Montanha Mágica, de Thomas Mann com tradução de Herbert Caro; Uma juventude na Alemanha, de Ernst Toller com tradução de Ricardo Ploch; e Mundaréu Contos Maravilhosos Infantis e Domésticos (1812-1815) – dos famosos irmãos Grimm (Jacob e Wilhelm Grimm) com tradução de Christine Röhrig. Para conferir a live inteira, é só acessar em: https://www.youtube.com/watch?v=cmNqycewPzE.

Os eventos da Semana de Arte Cultura e Literatura promovidos pelo Goethe Institut foram encerrados com o pianista Diego Zorrilla, que tocou e contou histórias sobre compositores de origem germânica, como Ludwig van Beethoven, conhecido por melodias como ‘Pour Elise’ e ‘Sonata ao Luar’, e que completaria 250 anos em 2020, e também sobre Wolfgang Amadeus Mozart e Robert Schumann. O vídeo ainda pode ser acessado em: https://www.facebook.com/dzpiano/videos/382079946108933.

Sobre o Goethe-Institut Curitiba
Em Curitiba desde 1972, o Goethe-Institut é o Instituto Cultural oficial da República Federal da Alemanha, fundado em 1951 na cidade de Munique, na Alemanha. Atualmente, o Goethe-Institut possui 157 sedes em 98 países, sendo 12 somente na Alemanha e cinco no Brasil. O objetivo é promover o conhecimento da língua alemã em todo o mundo assim como o intercâmbio cultural.

O Goethe-Institut Curitiba fica na Rua Reinaldino S. de Quadros, 33, mas está fechado para atendimento presencial. Os canais de comunicação são o e-mail [email protected] e o telefone (41) 3262-8244, com atendimento de segunda a sexta, das 10h às 16h. Mais informações no site do Goethe-Institut Curitiba: https://www.goethe.de/curitiba.

  • PDF
  • Imprima tranquilo! Nosso layout de impressão não consumirá muitos recursos de sua impressora, pois é preto e branco e contém apenas o texto do artigo.

    Imprimir
  • Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>