Empresários debatem redução de perdas e melhorias na estabilidade dos serviços elétricos

Falhas na rede elétrica, custos elevados para o consumidor e risco de “apagão” são alguns dos problemas enfrentados pelo sistema energético no Brasil. No dia 4 de dezembro, empresários do setor elétrico se reúnem para discutir os avanços da aplicação de tecnologia da informação nas redes de distribuição de energia elétrica, o chamado smart grid, durante o 1º Workshop Smart Energy Paraná, que acontece das 8h às 18h, no Cietep – Auditório Caio Amaral Gruber.

Com a implantação do smart grid, é possível realizar uma gestão da geração distribuída de energia elétrica, ajudando a economizar investimentos em transmissão, reduzir perdas e melhorar a estabilidade dos serviços. “Outros benefícios são a redução nos custos de operação do sistema e o oferecimento de novas formas de tarifas”, conta Álvaro Dias Júnior, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), que ministrará palestra sobre desafios e oportunidades do smart grid para a indústria.

Com diversas vantagens para a melhoria do sistema energético, ainda existem problemas para a utilização da tecnologia. “A ANEEL e o Governo Federal precisam definir uma política específica para a adoção das redes inteligentes no Brasil, necessária para viabilizar o uso dessa importante tecnologia em nosso país”, afirma Álvaro Dias Junior.

Para estimular a adoção da tecnologia no estado, foi criado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná e pelo Tecpar – Instituto de Tecnologia do Paraná -, o Programa Smart Energy Paraná, com a assinatura de uma Carta de Intenções em junho deste ano. “Um dos aspectos mais significativos do programa é, sem dúvida, criar um alinhamento estratégico e dar início a um debate para determinar as ações que precisam ser executadas e acordadas entre Governo, Indústria e Academia. A geração distribuída por fontes renováveis, interligada a redes inteligentes, não é somente uma evolução científica, mas um salto de inovação na forma como estaremos, no futuro, gerando, transmitindo e utilizando a energia”, ressalta Júlio Felix, diretor-presidente do Tecpar e secretário executivo do Programa Smart Energy Paraná.

Diversas empresas já têm a tecnologia necessária para o desenvolvimento do smart grid, sendo que uma das funções do Tecpar no Programa é criar espaços para criação de tecnologias, realização de testes, homologações e certificações de instrumentos e equipamentos. “Para isso, é necessário que as distribuidoras de energia elétrica realizem investimentos massivos para a adoção do smart grid”, salienta Álvaro Dias Junior.

Workshop
O 1º Workshop Smart Energy Paraná contará com palestras de especialistas da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Itaipu, Copel, Agência Brasileira de Desenvolvimento e Industrial (ABDI), Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE) e Lactec para debater sobre os desafios, oportunidades e quais ações já estão sendo realizadas no Paraná para viabilizar a adoção do smart grid.

O evento é promovido pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e conta com o apoio técnico do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec). O Cietep fica na Avenida Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico, Curitiba, Paraná. Mais informações pelos telefones (41) 3271-7567 / 3271-7637 ou pelo site www.paranametrologia.org.br

Sobre a Paraná Metrologia
A Rede Paranaense de Metrologia e Ensaios, a Paraná Metrologia, é uma organização tecnológica que visa à difusão da tecnologia industrial, com destaque para a metrologia. Congrega diversas entidades de ensino, pesquisa, desenvolvimento tecnológico e laboratórios, com a intenção de promover a infraestrutura tecnológica e de apoio às empresas localizadas no estado.

  • PDF
  • Imprima tranquilo! Nosso layout de impressão não consumirá muitos recursos de sua impressora, pois é preto e branco e contém apenas o texto do artigo.

    Imprimir
  • Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>