Dores na coluna podem aumentar no inverno

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população mundial, em algum momento da vida, sofrerá com dores na coluna. O fisioterapeuta Dr. Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna) e do ITC Vertebral Curitiba, ressalta que o frio faz a musculatura contrair, o que pode aumentar as dores. “Com a chegada do inverno, as queixas de dores são mais frequentes, principalmente em articulações e ossos. O que ocorre é que temos uma contração dos vasos do nosso corpo, que fica mais frio e a flexibilidade diminui”, explica Martins.

Outro motivo para as dores ficarem mais intensas nas baixas temperaturas, segundo Martins, é a contração involuntária da musculatura. “No frio, a musculatura permanece em constante reação de defesa, realizando uma contração involuntária para aumentar a temperatura, aquecendo o organismo. Com isso, poderá ocorrer deficiências no suporte sanguíneo, causando queda no metabolismo, encurtamento das fibras musculares, diminuição da massa e da força muscular, limitação articular, alterações biomecânicas, ou seja, maior dificuldade do corpo de fazer certos movimentos, além de alterações posturais”, afirma o fisioterapeuta.

As pessoas mais propensas a ter dores nesta época são os idosos e sedentários. “Essas pessoas sofrem mais com o frio, pois têm os músculos mais enfraquecidos e encurtados e necessidade de aquecimento da musculatura provoca contrações, deixando algumas partes do corpo mais doloridas. A artrite e a artrose, por exemplo, são doenças comuns que geralmente se agravam com a chegada do frio”, explica o educador físico do ITC Vertebral Curitiba, Sandro Veríssimo. “Nas articulações, o líquido sinovial (que já está diminuído no idoso), fica mais espesso com o esfriamento do corpo, podendo limitar os movimentos e gerar incômodos”, complementa Veríssimo. Para prevenir e combater as dores, o educador físico orienta que a prática de exercícios regulares é muito importante e não deve ser interrompida no inverno.

ITC Vertebral Curitiba
O Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral Curitiba é uma entidade de profissionais que desenvolveu um método não-cirúrgico para tratar hérnia de disco e outras lesões da coluna, como lombalgia, cervicalgia, artrose, dentre muitas outras. Criado em 2005, pelo fisioterapeuta cearense Helder Montenegro, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna), a Instituição ganhou visibilidade nacional, expandindo suas operações para 28 cidades de todo o país. Em Curitiba, o ITC Vertebral está presente desde 2011 e seu diretor regional é o fisioterapeuta Dr. Giuliano Martins.

  • PDF
  • Imprima tranquilo! Nosso layout de impressão não consumirá muitos recursos de sua impressora, pois é preto e branco e contém apenas o texto do artigo.

    Imprimir
  • Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>