Curitiba sedia maior simpósio sobre Hérnia no país neste ano

Especialistas nacionais estarão em Curitiba de 13 a 15 de junho, no Hérnia Lap (Simpósio de Videocirurgia das Hérnias da Parede Abdominal), para discutir as novas técnicas e materiais utilizados nas cirurgias de hérnia abdominal, problema que atinge 20% da população. De acordo com o Instituto Jacques Perissat, promotor do simpósio, no Brasil, são feitas em média, 100 mil cirurgias de hérnia por ano, sendo o procedimento mais realizado pelos cirurgiões gerais. “Há uma grande demanda de operação de hérnia por videocirurgia e para atualizar os profissionais preparamos um programa dinâmico”, explica o presidente do Hérnia Lap, Dr. Marcelo de Paula Loureiro. O Simpósio ocorrerá na Universidade Positivo, no Auditório 2 – do Bloco Vermelho.

Um dos destaques será o treinamento prático pelo qual os cirurgiões gerais e digestivos irão passar. Os médicos também participarão de discussão de casos clínicos e assistirão cirurgias ao vivo. “Queremos que o Hérnia Lap sirva como um fórum de debate para o tratamento de hérnia no país”, diz o Dr. Loureiro. O evento é o maior sobre o assunto que será realizado neste ano, no Brasil. “O Instituto Jacques Perissat pretende ampliar o acesso dos cirurgiões às técnicas mais modernas no reparo dessa doença tão comum”, completa.

As hérnias abdominais podem causar dor intensa, distensão do abdômen, náuseas e vômitos. A cirurgia por vídeo, popularmente chamada de cirurgia a laser, é indicada para a maior parte dos casos de hérnia abdominal e traz muitos benefícios. “O procedimento é menos doloroso, há menor possibilidade de infecção, menor tempo de hospitalização, fazendo com que o paciente retorne antes à sua vida normal, e apresenta um resultado estético incomparavelmente melhor (a cicatriz é bem menor do que a que fica no procedimento tradicional)”, esclarece.

Uma das maiores vantagens é o tempo de retorno ao serviço. “As cirurgias de hérnias, normalmente, afastam por muito tempo os funcionários do seu trabalho, quando elas são realizadas por vídeo, este período diminui em até quatro vezes, ou seja, de uma média de 60 dias para 15 dias de afastamento.” Segundo Dr. Marcelo Loureiro, o procedimento só não é indicado para hérnias extremas, como por exemplo, aquelas que são tão grandes que precisam de reconstrução completa da parede abdominal.

Palestrantes
Palestrarão no Hérnia Lap médicos de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná. De São Paulo estarão presentes os médicos Alberto Meyer e Marcelo Lopes Furtado; do Rio de Janeiro, o Dr. Flávio Malcher Martins de Oliveira; do Rio Grande do Sul, os especialistas André Luiz Moreira da Rosa, Artur Pacheco Seabra, Leandro Totti Cavazzola e Miguel Prestes Nácul; e do Paraná, os médicos Antônio Moris Cury Filho, Christiano Marlo Paggi Claus, Daniellson Dimbarre e Marcelo de Paula Loureiro.

Sobre o Instituto Jacques Perissat (IJP)
O Instituto Jacques Perissat – Aperfeiçoamento em Cirurgia Minimamente Invasiva – foi fundado em 2004, em Curitiba. Com parceria da Universidade Positivo, em 2005, realizou o primeiro curso sobre cirurgia minimamente invasiva, sendo um dos primeiros nesta modalidade a ser reconhecido pelo MEC. No mesmo ano, foi inaugurado o Centro Cirúrgico Experimental, com presença do Prof. Dr. Jacques Perissat, de Bordeaux (França), pioneiro em cirurgia videolaparoscópica.
Desde 2006, conta com convênio de cooperação em ensino com o Departamento de Ensino e Tecnologia em Cirurgia da Universidade de Bordeaux, que oferece intercâmbio de alunos e a realização de eventos científicos por videoconferências. Atualmente, o curso já formou mais de 200 cirurgiões do Brasil e da América Latina. Mais informações pelo site: www.ijp.com.br.

Serviço: O Hérnia Lap ocorre na quinta (13), das 9h às 18h30, na sexta (14), das 8h às 19h, e no sábado (15), das 7h30 às 19h. Inscrições e informações pelo site www.hernialap.com.br ou pelo telefone (21) 2215-4476. A Universidade Positivo está localizada na Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, no bairro
Campo Comprido.

  • PDF
  • Imprima tranquilo! Nosso layout de impressão não consumirá muitos recursos de sua impressora, pois é preto e branco e contém apenas o texto do artigo.

    Imprimir
  • Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>