A pressão arterial caiu, o que devo fazer?

O clima mais quente da estação, dias abafados e ambientes sem ventilação podem provocar mal-estar e até desmaios. Isso se deve a hipotensão, ou seja, pressão baixa – força que o fluxo sanguíneo exerce nas paredes das artérias. “O calor causa dilatação dos vasos sanguíneos, o que abaixa a pressão, e pode também causar certo grau de desidratação, contribuindo para uma indisposição ainda maior”, explica a cardiologista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Débora Fontoura Nunes.

Algumas atitudes simples podem resolver o incômodo que a hipotensão causa. “Ao sentir que a pressão arterial caiu, a pessoa deve se deitar e elevar as pernas”, ensina a Dra. Débora. Embora a pressão baixa não seja considerada uma doença, pode acarretar outros transtornos. “Quando há uma diminuição do fluxo sanguíneo, o cérebro pode sofrer uma carência de sangue, ocasionado o desmaio”, alerta a médica. Se o nível da pressão baixa se agravar pode levar a um choque e até mesmo matar.

De acordo com a Dra. Débora, é necessário ficar atento e não realizar receitinhas caseiras, pois podem ser mais perigosas para a saúde. “Algo muito comum é colocar sal sob a língua. Isso não funciona, é um mito! O sal ajuda no controle no longo prazo da pressão arterial e não em poucos minutos. Recomenda-se que as pessoas utilizem o sal com moderação”, orienta a médica.

A pressão baixa tem solução muito simples e podem ser suficientes para a normalização da pressão, entre elas: mudança de hábitos alimentares somados a atividade física e perda de peso. “Dieta saudável, com muitas frutas e verduras e baixo consumo de sal, controle rigoroso do peso, atividade física regular e suspensão do tabagismo são fatores importantes que colaboram para o controle ou até mesmo para o não surgimento da doença”, recomenda a médica.

A pressão baixa é mais comum em jovens, com tendência a normalização dos níveis na idade adulta. Entretanto, na maioria das vezes, é necessário o uso de medicamentos. “O problema só deve ser motivo de tratamento com medicamentos quando provoca desmaios ou em casos muito frequente de tontura, que piorem a qualidade de vida”, enfatiza a especialista.

Segundo a cardiologista, a pressão considerada normal, tanto em mulheres quanto a homens, não deve ultrapassar 135/85mmHg. “Os níveis inferiores dependem dos sintomas do paciente. Aqueles que apresentam pressão arterial de 90/60mmHg (considerada baixa) mas, que não tenham sintomas, não precisam tomar nenhuma providência”, afirma. Ao contrário, aponta a médica, a pressão alta é uma doença crônica e que precisa de um tratamento permanente.

Hipertensão
A pressão alta é outra variação que, além do desconforto, causa problemas maiores. Geralmente, é agravada com o uso excessivo de sal na alimentação. “Pessoas com pressão normal, inclusive crianças, que consomem muito sal, apresentam risco maior de desenvolver hipertensão (pressão alta). Por isso, sempre se deve evitar o consumo de embutidos, conservas, temperos prontos e salgadinhos”, explica a cardiologista.

  • PDF
  • Imprima tranquilo! Nosso layout de impressão não consumirá muitos recursos de sua impressora, pois é preto e branco e contém apenas o texto do artigo.

    Imprimir
  • Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>