Uma hora por semana e a faxina já acabou!

Por Camile Triska

Você cresceu acreditando que sua casa seria igual a dos Jetsons e que teria uma empregada robô. Mas a vida te presenteou com um apartamento pequeno, alugado, sem dinheiro para pagar diarista e falta de tempo (ou preguiça, mesmo) para fazer faxina… Algumas pessoas até não ligam para isto e vivem tranquilamente no meio da sujeira e bagunça, mas ser uma pessoa asseada é muito mais charmoso – eu acho! Não me venha com a desculpa: “Eu quase não fico em casa, tanto faz…”. Se sujeira fosse saudável, hospitais não seriam desinfetados. Não precisa desperdiçar um dia inteiro para limpar a casa, ou utilizar o sábado ou feriado para isto – estes dias foram feitos para você descansar! Com um pouquinho, só um pouquinho de disciplina, você consegue deixar sua casa mais limpinha sem fazer muito esforço! Como? Vou te dizer o que faço. Vai que sirva de inspiração!

Teste do tapete bege

Se tem uma coisa que funciona para deixar a casa mais limpa é fazer como os japoneses (se é que ainda fazem, nunca fui para lá, só vi em filme): tirar o sapato quando chega em casa. Se você não acreditar, faça o teste do tapete bege (serve branco, amarelo claro…): deixe ele em um lugar de bastante circulação. Em uma semana, fique sempre com o sapato que usou o dia inteiro. Na outra, uma pantufa ou chinelo que não usa fora de casa. Você verá a diferença da sujeira que fica no tapete quando não troca o sapato ao chegar em seu humilde lar!

Bagunça lembra sujeira

Sua casa até pode estar meio sujinha, mas se tudo estiver arrumadinho, até dá impressão de que está tudo mais limpinho… Bagunça sempre lembra sujeira! Então, deixa a preguiça de lado, evite aquelas arrumações intermináveis e coloque a roupa suja no cesto e não em cima daquela bicicleta ergométrica que você jurou que iria usar, os papéis em uma gaveta e não jogados na mesa, a louça suja na pia e não espalhada pela casa… Deixar tudo meio organizado faz uma diferença tão grande, que você até esquece de limpar a casa, achando que está tudo limpo!

Deixe o sol entrar – o vento também serve!

Sua casa pode estar fedida e cheia de bolor porque você tem medo de abrir a janela! Assim como você, sua casa também precisa de um pouco de ar fresco, que ajuda a tirar aquele cheiro ruim, evita umidade… O mesmo vale para o seu guarda-roupa. E precisa fazer isto mesmo no inverno! Se estiver com frio, é só arrumar alguma coisa que faça você se mexer e esquentar um pouco!

Rapidinha da semana

Uma limpeza rápida por semana evita aquela faxina interminável! Se você já está tirando o sapato quando chega em casa, é um belo começo! Uma varrida básica, passar um pano e dar aquela limpadinha no banheiro pode demorar apenas uma hora – se você mora em um apartamento de dois quartos, como eu, pelo menos! Não precisa ser tão caprichado assim, se for feito sempre. Como fazer? Vamos por tópicos:

Chão: primeiro, varra ou use um aspirador. Coisa rápida, não precisa ficar arrastando móveis toda semana, não! Depois, algo rápido e ótimo para limpar o chão é álcool! Desinfeta, não precisa de balde e seca super rápido! E se você tem cachorro ou gato em casa (como eu tenho), álcool ainda ajuda a tirar o cheiro ruim que possa ficar. Álcool pode manchar alguns tipos de pisos. Minha casa tem piso laminado e nunca aconteceu nada, pelo contrário, fica brilhando! Mas, na dúvida, procure se informar se pode ou não usar álcool no seu piso. Caso tenha que apelar para algum outro produto, sempre use um pano limpo e muito bem torcido, para não ficar muito úmido, manchado ou até grudento. Parece meio básico, mas muita gente não faz isso, não! Se sua casa ainda ficar com um cheiro ruim, primeiro verifique se não tem nenhum prato de comida esquecido em algum canto, alguma meia suja jogada, algum bicho de estimação morto e esquecido num canto… Se tudo estiver OK e o cheiro persistir, você pode usar vinagre de álcool. Misture com água, pode ser uma parte de vinagre para duas de água e passe em todo o chão (com um pano beeem torcido). Não fica com cheiro de vinagre, não!

Cozinha: se você é como eu e odeia cozinhar, não é muito difícil manter essa parte da casa limpa, já que você mal utiliza! Mas é bom lavar louça de vez em quando. Se você não gosta disso, pelo menos deixe tudo dentro da pia e sempre sem restos de comida e com um pouco de água. Não precisa ficar esfregando o fogão sempre, mas passar um paninho com sabão é bom! E um pouco de álcool para finalizar – deixa brilhando! Melhor se você tiver um cooktop de vidro, que é fácil de limpar! Mas se não tem dinheiro para diarista, acho difícil ter dinheiro para um fogão assim. Ah, e sua cozinha for pequena como a minha, a dica é passar o pano com os pés (com chinelos, de preferência) – você faz exercícios para pernas e glúteos e ajuda a emagrecer!

Banheiro: se você é homem, ou tem homens na casa, recomendo limpar o vaso sanitário mais de uma vez por semana. Não precisa esfregar, só passar um pano ou papel com álcool pela tampa já ajuda a dar aquela desinfetada! Uma vez por semana, jogue um pouco de água sanitária ou vinagre de álcool no vaso e esfregue um pouco com aquelas escovas próprias (não tem como fugir disso, ou seu vaso começará a ficar meio marrom). No resto do banheiro, um pano com álcool ou algum produto multiuso já resolve! Ah, quem tem box de vidro, pode aproveitar o banho para limpar – leve uma esponja e limpe com sabonete ou xampu mesmo, lembrando de enxaguar bem! Depois, aproveite a esponja e limpe a pia também – principalmente aquelas pessoas que derrubam mais creme dental na pia do que na escova de dentes!

E para o pó que se acumula diariamente, um espanador é a solução! Rapidinho de usar, não consome muito o seu tempo. E não ataca a rinite – o que ataca a rinite é não tirar o pó da sua casa!

Outra atitude que faz toda a diferença é sempre tirar o lixo para fora! Sim, às vezes aquele cheiro ruim vem do lixo que se acumula na sua cozinha, lavanderia ou banheiro!

Se você tiver um pouquinho de disciplina e sempre deixar tudo meio organizado, perceberá o milagre da casa sempre limpa! Sério! Dá certo mesmo! O segredo é nunca deixar acumular demais, como tudo na vida! Além disso, é sempre bom saber onde está aquela roupa que você quer colocar, ir tomar água e ter copo limpo para usar, derrubar o sabonete no chão do banheiro e poder juntar e não jogar no lixo por causa da quantidade de sujeira que grudou! Claro que não tem como fugir daquela faxina pesada (esfregar azulejos, limpar vidros, arrastar móveis) de vez em quando, mas, como eu já disse, só com um pouquinho de disciplina, ela pode ser realizada somente uma vez a cada dois meses. Neste meio tempo, uma horinha por semana já resolve!

  • PDF
  • Imprima tranquilo! Nosso layout de impressão não consumirá muitos recursos de sua impressora, pois é preto e branco e contém apenas o texto do artigo.

    Imprimir
  • Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>