Movimente-se!

Por Fabíola Cottet

Hoje, mais do que nunca, levamos uma vida muito agitada. Acordar cedo, levar filhos na escola, trabalhar, fazer compras, trabalhar, cuidar da casa, trabalhar, lazer da família, buscar filhos na escola, dar atenção à família, trabalhar, cinema, teatro, festas e trabalhar mais um pouco… Ufa! Realmente, não é fácil. O tempo parece que diminui e, muitas vezes, o dia fica curto para tantas tarefas e atividades.

Com tudo ao alcance de um clique (no computador e celular) fica muito mais difícil levar uma vida saudável. Não somente na alimentação, mas principalmente, no quesito exercícios físicos. E tudo por falta de tempo. É absolutamente normal, apesar da correria do dia a dia, as pessoas serem sedentárias e se alimentarem de maneira incorreta. As comidas rápidas, famosos fast-foods, há muito viraram mania de quem leva uma vida agitada. Os problemas aparecem mais tarde: doenças cardíacas, problemas de pressão, dores e problemas nas articulações, diabetes, colesterol, obesidade, dentre muitos outros males. Para prevenir doenças é só arranjar um tempinho no dia, em primeiro lugar para comer direito e, em segundo, para movimentar o corpo.

Quem vos escreve passou de uma vida completamente sedentária e desregrada em relação a alimentação para uma pessoa que vai à academia de quatro a seis vezes na semana, evita gorduras, açúcares e carboidratos em excesso e não consegue mais viver sem exercícios físicos. Embora eu não seja casada e não tenha filho, a correria do dia a dia também me consome. Quem é jornalista sabe bem como é a rotina. Mas, acreditem, é possível mudar! Basta ter determinação e força de vontade. Não é fácil, mas o resultado é excelente e recompensador. Listo abaixo algumas dicas para os interessados em ter uma vida um pouco mais saudável.

- Querer é poder. Em primeiro lugar, você precisa querer mudar seus hábitos. Não adianta somente seu médico lhe aconselhar ou as pessoas que estão ao seu redor falarem. Você deve fazer uma auto-avaliação e verificar se está cuidando bem do corpo e da saúde. Caso algum dos aspectos não esteja a contento, dê o primeiro passo para mudar.

- Procure um especialista. Tanto na questão da alimentação quanto nos exercícios, a ajuda de um profissional é indispensável. Para começar uma reeducação alimentar uma consulta a um nutricionista ou endocrinologista é essencial. Já para os exercícios, se você é mais desregrado e não consegue se disciplinar sozinho, um personal trainer resolve seu problema. Além de ser um educador físico, o personal lhe dará todas as orientações necessárias, vai te acompanhar nos treinos e dará a motivação. Caso você seja mais disciplinado e determinado, só a matrícula na academia já resolve. Se os exercícios não fazem parte do seu dia, não queira começar sozinho. Acredite, é mais difícil e com a ajuda profissional você vai ter sempre algo mais interessante para fazer. Caminhadas no parque, corridas esporádicas e futebol com os amigos também valem, mais para quem já faz alguma outra atividade.

- Vá a pé ou de bicicleta. Deixe o carro em casa se puder. Percursos mais curtos, como ir até a padaria, farmácia ou açougue podem facilmente ser feitos a pé ou de bicicleta. Além de se exercitar, você pode espairecer um pouco e apreciar a paisagem ao seu redor. Quantas vezes você já reparou nas árvores e plantas que ficam no bairro onde mora? Ou mesmo na arquitetura das construções que ficam próximas a sua casa? Você pode aproveitar e fazer isso na caminhada ou pedalada até a padaria. Caso você goste e consiga, ir de bike até o trabalho também vale. Além do bem à saúde, você estará contribuindo para a preservação e conservação do meio ambiente. Ah, escadas ao invés de elevador também fazem diferença.

- Dance. Para quem gosta, dançar é uma ótima pedida. Os que não são fãs de carteirinha de aulas aeróbicas, musculação ou que não aguentam 15 minutos na esteira, a dica é: dance! Até quem não gosta pode passar a gostar. Alivia o estresse, movimenta o corpo e é divertido. A maioria das academias tem modalidades de dança para oferecer: de salão, do ventre, indiana, jazz, zumba, sertanejo, axé, enfim, não importa a música, o importante é se mexer!

- Não abuse. Não queira fazer tudo o que você não fez em 20 e tantos anos em uma semana, acredite, não dá certo e o caminho não é esse. Confie no instrutor ou no seu personal quando ele diz para começar devagar. Não queira correr 30 minutos na esteira no seu primeiro dia de treino, ou fazer todas as aulas da academia em um só dia. Comece aos poucos, caso contrário você corre um alto risco de se lesionar gravemente ou não conseguir levantar da cama no dia seguinte. Lembre-se: cada um tem o seu limite, sempre é bom superá-lo, mas é melhor ainda respeitá-lo.

- Faça um check-up ou avaliação física. Quem optar pela academia passará por uma avaliação física. Para os que têm academia no condomínio, optaram por outra atividade ou preferem o personal trainer, consulte seu médico, explique a situação e faça um check-up. O exame vai mostrar se você está apto para fazer qualquer exercício ou se tem alguma restrição. Pessoas com problemas na coluna, por exemplo, têm restrições na hora de praticar exercícios de impacto, como corrida ou aulas de power jump.  Portanto, os exames são importantíssimos e indispensáveis para se ter um bom resultado sem prejudicar o corpo.

- Faça o que gosta. Quando se trata de exercício físico vale a máxima de que você deve sempre fazer o que gosta. Vale sempre experimentar novas modalidades, pois não podemos dizer se gostamos ou não de algo se não experimentarmos, mas acredite, você não pode ir por obrigação. Para quem quer perder alguns quilos, por exemplo, não adianta fazer uma aula de RPM Cycling (modalidade de bike indoor, coreografada e testada), que é uma das que mais queima calorias (o praticante pode perder até 850 calorias por hora aula), se você não gosta de pedalar. É melhor procurar outra modalidade, algo que lhe traga bem-estar ao invés de irritação. Opções não faltam: musculação, pilates, corrida, spinning, step, jump, thay max, caminhada, dança, ritmos, lutas, artes marciais, yoga, etc. É só escolher a que mais lhe agrada e se dedicar.

- Alimentação e hábitos saudáveis. De nada adianta você se acabar de fazer exercícios físicos e no caminho para casa passar em uma das tantas redes de fast-food espalhadas por aí e pedir um sanduíche duplo (com bacon, ainda), batatas fritas, de sobremesa um petit gateau ou pudim de leite e um refrigerante light para acompanhar, afinal você está de regime. Ou ainda sair da academia e ir àquela festa super esperada e beber todas. Cigarro também não é um bom aliado. Obviamente, ninguém é de ferro. De vez em quando todo mundo pode, e deve, se dar ao luxo e gosto de comer aquilo que mais gosta ou beber o que tem vontade, se não estiver dirigindo, é claro. Mas lembre-se sempre: moderação. Evitar alimentos como frituras, carnes gordas, massas em excesso, pães, bolos, doces, enlatados, empanados, com muito sódio ou alto valor calórico é essencial.

Depois disso é só começar, mesmo assim já aviso que tentar manter uma rotina de exercícios físicos e alimentação adequada não é fácil, exige dedicação, empenho, disciplina e esforço. Mas o resultado vale a pena e compensa todo o sacrifício. Um mês fazendo exercícios e você já começa a ver a diferença: seus músculos ficam mais duros, você dorme melhor, trabalha melhor, fica mais disposto para realizar tarefas cotidianas e o mais importante, sua saúde melhora e agradece, muito.

  • PDF
  • Imprima tranquilo! Nosso layout de impressão não consumirá muitos recursos de sua impressora, pois é preto e branco e contém apenas o texto do artigo.

    Imprimir
  • Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>