Para mais informações…

Por Camile Triska

Reclamar das pessoas que escrevem errado ou fazer piada disso na internet já virou moda – temos até blogs especializados em procurar textos mal escritos, muitas vezes incompreensíveis, nas redes sociais ou aquelas famosas fotos, geralmente mostrando todos os tipos de equívocos de ortografia e gramática em placas, lojas, cardápios, etc. Realmente, muitos destes exemplos que vemos pela internet fazem pensar se aquelas pessoas realmente frequentaram as aulas de português, e caso tenham frequentado, como conseguiram sair do colégio ou como deve ser estressante a vida de um(a) professor(a) de português. Entretanto, você já parou para pensar que também pode cometer deslizes no dia a dia e nem perceber? Seus textos podem ser compreensíveis e os erros podem ser mais simples, mas ainda são erros. Você pode até dizer que são regras ou detalhes que passam despercebidos pela maioria das pessoas – contudo sempre pode ter uma pessoa que vai notar e não gostar. E esta pessoa pode ser um futuro cliente, fornecedor ou você até pode perder a chance de um emprego por causa de um “simples” erro de português. Para evitar isso, separei algumas dicas para evitar alguns deslizes mais comuns que vejo todos os dias em e-mails ou redes sociais. E não é só o português! Algumas outras regras básicas também devem ser seguidas para você não passar vergonha.

- A primeira dica é a que deu nome a este post. Sempre que você quiser solicitar ou avisar que pode enviar outras informações de um assunto, deve escrever: Para mais informações é só …. ou Solicito mais informações sobre…. Nunca, eu disse: nunca e repito: nunca escreva Para maiores informações… Você pode ter mais ou menos informações, elas nunca serão maiores ou menores.

- Menas não existe! Inclusive, o próprio Microsoft Word corrige quando você escreve menas. Sempre será menos, até na frente de palavras femininas: menos aula, menos conversa, menos gritaria, etc. Ah, e por falar em Microsoft Word, nunca confie totalmente nas correções dele, algumas são meio absurdas e nem todos os programas que usamos estão atualizados.

- Muitas pessoas adoram juntar algumas expressões como se elas fossem uma palavra só: concerteza, porisso, apartir…. O correto é: com certeza, por isso, a partir. E nada a ver é sem H! Na dúvida, sempre procure sites confiáveis para ver a grafia correta.

- Palavras com x, s, c e ç são campeãs em confundir as pessoas. Então, sempre pesquise em um dicionário. E aqui já cito alguns exemplos de grafia correta para você se inspirar: atrás, exceção, síntese, assessoria, necessário, ocioso, exaustivo, precursor, percurso, etc.

- Tem hífen ou não tem hífen? Tem acento ou não tem acento? A nova regra ortográfica é cansativa, e muitas vezes, acaba atrasando você. Mas precisamos escrever de acordo com as novas regras, não tem como fugir disso. Então, procure ter um manual de algum site confiável salvo em seus Sites Favoritos ou um dicionário atualizado. Com o tempo, você acostuma e acaba decorando. Até lá, pesquise antes de escrever!

- Tem uma reunião às 19:00? Não! Você tem uma reunião às 19h, que pode ser adiada para 19h30. Quem marca 19:00 é relógio. Sempre use h minúsculo para indicar o horário e não precisa usar nada para indicar os minutos.

- Não é sempre que você precisa ser formal, porém, linguagem informal é diferente de linguagem coloquial! Você não pode escrever como se estivesse conversando com alguém e, muito menos, com abreviações típicas da internet. Nada de escrever vc, qdo, tbém, aki… E por favor, aquela linguagem adorada por alguns, principalmente meninas, como beijuuuu, adoruuuuu, neeehhhh… não use nunca! Pode parecer que você é meio infantil, mesmo não sendo.

- Caixa alta e caixa baixa existem para serem usadas juntas, coordenadamente. Nada de escrever tudo em caixa baixa ou tudo em caixa alta. Inclusive, na internet, caixa alta significa que você está gritando! E você não quer gritar com ninguém (quer dizer, às vezes até quer, mas não pode).

- Não exagere nos pontos de interrogação e exclamação. Você usa somente um ponto de exclamação e um ponto de interrogação. Nada de Oi!!!!! ou Por que??????? Evite também usar muitos pontos em uma frase. Por exemplo, no início de um e-mail, escreva: Olá, tudo bom? ou Tudo bem, e você? Não precisa colocar: Oi! Tudo bom? ou Tudo bem! E você? Não é que seja errado, mas é um pouco cansativo.

- E por falar em e-mail, sempre preste atenção no nome da pessoa que te envia o e-mail para não errar na hora de responder. É muito chato! Já cansei de receber respostas para a Camila, Camille, Camilla… Também evite usar frases prontas ou papéis de carta e desenhos no e-mail profissional. Deixe isso para seu e-mail pessoal. E mesmo assim, quando for enviar um currículo, por exemplo, que seja em um e-mail sem enfeites.

- Crase: um acento complicado de usar. Confesso que tenho dúvidas sempre. E o que faço? Pesquiso, pergunto. É o que você deve fazer também para não escrever nada errado. Algumas regras você acaba até decorando. E na hora de acentuar, cuidado! Já vi muitas pessoas escreverem ás vezes, quando o correto é às vezes.

Ainda existem muitas outras dicas, tentei resumir aquelas principais ou mais frequentes. Para não errar, sempre procure um dicionário (item que considero obrigatório em qualquer empresa ou casa), uma segunda opinião daquele seu amigo ou colega de trabalho mais “craque” em português ou sites confiáveis. Fique sempre atento, pergunte, revise seus textos e e-mails, principalmente aqueles que serão publicados em uma rede social ou site. Melhor demorar um pouco mais para terminar um texto ou e-mail do que correr o risco de perder uma oportunidade ou cometer uma gafe com um cliente ou chefe.

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