SPC promove ação referente ao Dia do Coração em Curitiba e Maringá

População poderá esclarecer dúvidas sobre doenças cardiovasculares

Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia apontam que cerca de 17 milhões de pessoas no Brasil são afetadas, anualmente, por doenças cardiovasculares e as mortes chegam a 300 mil. A realidade já é ruim, mas as previsões são piores ainda: de acordo com um estudo da Universidade de Columbia (EUA), no ano de 2040, o Brasil será o primeiro país do mundo em mortalidade cardiovascular, estimando-se um aumento de 250% de mortes.
Para lembrar o Dia Mundial do Coração, que é comemorado em 29 de setembro, a Sociedade Paranaense de Cardiologia promove, no próximo dia 30, uma ação de conscientização sobre os riscos cardíacos. Em Curitiba, o evento ocorre na Praça Rui Barbosa, das 9h às 17h. Em Maringá, será na Praça Raposo Tavares, também das 9h às 17h. O tema da campanha deste ano é “Amor pela vida é… Cuidar do seu coração”.
No evento, a população receberá informações sobre prevenção de doenças cardíacas, orientação de residentes de Cardiologia, de cardiologistas, estudantes de Medicina da Liga de Cardiologia e profissionais do DEMP – Departamento de Estudo Multiprofissional da Sociedade Paranaense de Cardiologia, e poderá aferir a pressão arterial. “A pressão arterial é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares, por isso, é fundamental manter o controle”, explica o coordenador da campanha em Maringá, Dr. Abdol Hakim Assef.
Segundo o coordenador da campanha em Curitiba, Dr. Francisco Maia, as doenças cardiovasculares são a principal causa de mortalidade no mundo. “A maior incidência é de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e em seguida vem o Acidente Vascular Cerebral (AVC)”, conta e ressalta que os principais fatores de risco são a hipertensão arterial, a diabete mellitus, dislipidemia (se refere a aumento de gordura no sangue), sedentarismo, obesidade, estresse e tabagismo. “Devemos atuar de maneira efetiva e agressiva nestes fatores de risco, sendo estes responsáveis diretos pelas doenças cardíacas”, observa.
Dr. Maia alerta que a cada dois minutos, uma pessoa sofre infarto e a cada minuto, um brasileiro morre. “A taxa de mortalidade é crescente, 30 a 50% falecem antes mesmo de chegar ao hospital”, afirma.
A cartilha da Sociedade Brasileira de Cardiologia, que será distribuída na ação, mostra que quase metade das pessoas que morrem em decorrência de doenças cardíacas está na faixa etária dos 15 aos 69 anos. O material também apresenta que pelo menos 80% das mortes prematuras poderiam ser evitadas com hábitos saudáveis, como: alimentação balanceada, atividade física regular, eliminação do tabaco e o álcool e controle da pressão arterial. “Cerca de 80% das pessoas que sofrem derrame são hipertensas. 40 a 60% dos pacientes com infarto apresentam hipertensão associada”, afirma Dr. Assef. Para conferir o material, acesse http://prevencao.cardiol.br/campanhas/pdf/cartilha-campanha-dmc2014.pdf.

Serviço: Dia Mundial do Coração – 30 de setembro
Curitiba: ação ocorre das 9h às 17h, na Praça Rui Barbosa.
Maringá: ação ocorre das 9h às 17h, na Praça Raposo Tavares.

  • PDF
  • Imprima tranquilo! Nosso layout de impressão não consumirá muitos recursos de sua impressora, pois é preto e branco e contém apenas o texto do artigo.

    Imprimir
  • Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>