Smart Energy CI&Expo 2019 está com inscrições abertas

A conferência anual que debate os avanços das energias renováveis está em sua sexta edição. Interessados também podem submeter artigos científicos

Já estão abertas as inscrições para a sexta edição Smart Energy CI&Expo 2019, conferência internacional que apresenta as principais novidades e avanços do setor das energias sustentáveis no Paraná, no Brasil e no mundo. O evento acontece nos dias 19 e 20 de novembro, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), no Jardim Botânico, em Curitiba. As inscrições podem ser feitas no site www.smartenergy.org.br/ciexpo-2019/.

Serão debatidas a gestão de energia eficiência energética, fontes, smart grids e microgrids, smart cities, armazenamento de energia e veículos elétricos, temas que refletem o que há de mais moderno no setor elétrico mundial, segundo o Prof. Dr. Alexandre Aoki, coordenador da programação científica do Smart Energy CI&Expo 2019. “Os temas escolhidos endereçam assuntos diversos dentro das áreas e, para cada sessão técnica, está sendo convidado um especialista que trará uma visão moderna e aplicada do assunto. Com isso, esperamos reforçar o enfoque em aplicações práticas e projetos em operação que possam ajudar o Paraná a disseminar o uso dessas tecnologias”, afirma.

Ele explica que o Paraná já têm algumas dessas áreas mais desenvolvidas, como a gestão de energia e eficiência energética, impulsionadas pela Copel Distribuição através do Programa de Eficiência Energética, além das fontes alternativas de energia no estado já serem beneficiadas pela isenção do ICMS da energia injetada na rede pela micro e minigeração distribuída. Outro avanço é o projeto de lei do governo paranaense que propõe zerar a alíquota de IPVA de veículos elétricos. Contudo, outros setores ainda possuem entraves, tanto no Paraná quanto no Brasil, e é fundamental que o estado esteja inserido no debate. “Existem alguns assuntos que ainda não têm regulamentação nacional, como baterias e microgrid, porém há interesse no tema no âmbito de projetos de P&D Estratégicos da Aneel. É importante que o Paraná esteja preparado para seguir as tendências tecnológicas do setor elétrico e que o Legislativo do Paraná contribua com as regulações pertinentes às micro e minigerações que passarão a coexistir com a rede de distribuição”, observa o Prof. Dr. Aoki.

Especialistas confirmados
A palestra de abertura do evento será feita pelo diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Associação Brasileira das Agências de Regulação (Abar), Sandoval Feitosa Neto. Já estão confirmadas também as presenças de Gustavo Rafael Collere Possetti, gerente de Pesquisa e Inovação da Sanepar, que falará sobre energia limpa no saneamento ambiental; do superintendente de Smart Grid e Projetos Especiais na Copel, Julio Omori, que abordará o tema de smart grids; de Cícero Bley Junior, fundador e CEO da Bley Energias Estratégicas e Soluções, falando sobre o biogás e a política nacional do gás natural; do Zeno Luiz Iensen Nadal, da Copel, que abordará a questão dos veículos elétricos; e de André Telles, cofundador da Icities, que ministrará palestra sobre smart city. Também estarão presentes o Rafael Agusto Neves, do Centro de Negócios de Eficiência Energética (CNEE) da WEG, e Giovani Milanezi, que atua na Gerência de Engenharia de Operação Sul da Rumo, ambos falando sobre eficiência energética, além do Prof. Dr. Alexandre Aoki abordando as microrredes elétricas inteligentes, o diretor de Pesquisa e Inovação do Tecpar, Rafael Rodrigues, para apresentar o programa Living Labs, que busca promover a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, e a gerente de projetos da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), Paula Scheidt Manoel, que falará sobre ações de disseminação de energias renováveis e eficiência energética.

Networking
Podem participar empresários, gestores públicos, membros de agências e entidades de governo, fabricantes, fornecedores, instaladores, consultores, professores, pesquisadores, estudantes e consumidores. Para Celso Kloss, diretor-superintendente da Paraná Metrologia, uma das organizadoras do Smart Energy CI&Expo 2019, o evento é uma oportunidade de maior interação entre todos esses setores. “Queremos estimular a interação entre a academia, instituições públicas e a iniciativa privada envolvidos no tema e promover cada vez mais o entendimento da utilização de fontes renováveis para geração de energia”, observa.

Espaço expositivo
Como nas edições anteriores, também haverá um espaço de exposição para apresentação de novas tecnologias e produtos das áreas de energias renováveis e eficiência energética. As empresas interessadas em expor ou patrocinar o evento podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (41) 3362-6622, com Diego Alcântara.

A Smart Energy CI&Expo é uma iniciativa do Tecpar, organizada em parceria com a Paraná Metrologia e Universidade Federal do Paraná (UFPR) e com apoio da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e demais instituições que compõe o comitê gestor do projeto Smart Energy Paraná.
Mais informações estão disponíveis no site www.smartenergy.org.br, na página do Facebook (www.facebook.com/smartenergybrasil) e no Instagram (@smartenergyparana).
SERVIÇO: 6ª edição do Smart Energy CI&Expo 2019
Data: 19 e 20 de novembro
Local: Centro de Convenções da FIEP – Av. Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico
Mais informações e inscrições no site www.smartenergy.org.br

  • PDF
  • Imprima tranquilo! Nosso layout de impressão não consumirá muitos recursos de sua impressora, pois é preto e branco e contém apenas o texto do artigo.

    Imprimir
  • Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>