Profissionais do Sesi Nacional visitam Frangos Pioneiro

Eles conheceram o trabalho realizado com base na NR 36

Recentemente, a Frangos Pioneiro recebeu a visita do gestor da Rede de Ergonomia do Sesi Nacional, de Brasília, Thiago Yudi, e de ergonomistas, fisioterapeutas, médicos e engenheiros do trabalho vindo de 17 estados. Eles conheceram ações desenvolvidas pela empresa a respeito de medidas de segurança e saúde no trabalho referente a abate e processamento de carnes e derivados (norma regulamentadora – NR 36).

A averiguação das ações fez parte de um programa de capacitação do Sesi e a empresa foi escolhida por ser sua parceira na elaboração da análise ergonômica do trabalho e check-list para acompanhamento do plano de ação da NR 36. “Foi realizado um dia de campo com os visitantes e eles conheceram os locais de trabalho onde foram implementados a Análise Ergonômica do Trabalho (AET) focada na NR 36. Por conta de termos largado na frente, também já criamos planos de ação, necessários para correção das possíveis irregularidades nos locais de trabalho”, afirma Renato Módolo.

Desde março de 2014, também é desenvolvido um projeto de inovação com o Sesi – o “Céu do Corpo”, que visa reduzir queixas ocupacionais de distúrbios osteomusculares e abstenção do trabalho. “O grande diferencial desse projeto é a criação de um espaço multidisciplinar na empresa, que avalia cada caso e discute procedimentos para serem aplicados com o auxílio de vários equipamentos como bola de Pilates, colchonetes, pesos, entre outros”, esclarece Carlos Junior, gestor de Segurança do Trabalho do Grupo Pioneiro.

Uma equipe do Sesi, composta por educador físico, fisioterapeuta, médico e engenheiro do trabalho, vai até a Frangos Pioneiro e avalia dois grupos de colaboradores: um encaminhado pelo médico do trabalho da empresa e outro definido por uma pesquisa de amostragem. “Todos os procedimentos e resultados estão sendo anotados e ao final serão avaliados. Com base nessas informações, será criado um manual que poderá ser usado por outras indústrias”, conta Carlos Junior.
Norma regulamentadora

A NR 36 do Ministério do Trabalho e Emprego entrou em vigor em abril de 2013 e estabelece requisitos e medidas que devem ser adotadas para avaliação, controle e monitoramento de riscos para o trabalhador na indústria de abate e processamento, sem prejuízo ao cumprimento de outras normas regulamentadoras que também precisam ser respeitadas. “A NR 36 fez um alinhamento com as demais existentes como a NR 10, NR 12, NR 17, entre outras. Entre as novas medidas estão análises ergonômicas, pausas psicofisiológicas de 60 minutos em um turno de 8h48 de trabalho, monitoramento em casos de vazamento de amônia e a elaboração da AET (Análise Ergonômica do Trabalho) ajustada à NR 36”, explica Renato Módolo.

Sobre o Grupo Pioneiro
Fundado em 1983, no norte Pioneiro do Paraná, o Grupo Pioneiro hoje conta com três empresas: a Maná Alimentos, a Frangos Pioneiro e a Rações Pioneira que, juntas, produzem cerca de 480 toneladas de alimentos e 870 toneladas de rações por dia. Todos os frangos são de origem de aviários que fazem parte do Sistema de Integração de Frango de Corte, o que ajuda no controle da saúde das aves e incentiva a agricultura familiar. A sustentabilidade é outra preocupação do Grupo, que possui Estações de Tratamento de Efluentes e Água e Indústria de Tratamento de Resíduos Orgânicos classe 2, que trata todos os resíduos orgânicos. Além disso, destina todos os resíduos recicláveis para empresas especializadas e certificadas.

Em 2010, a empresa reestruturou seu complexo industrial e recebeu a certificação para exportações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Selo de Qualidade Islamic Halal, obrigatório em países islâmicos. Hoje, os produtos da Pioneiro estão presentes em vários estados brasileiros, no Japão e em diversos países da África e Oriente Médio.

Mais informações no site www.grupopioneiro.com.br

  • PDF
  • Imprima tranquilo! Nosso layout de impressão não consumirá muitos recursos de sua impressora, pois é preto e branco e contém apenas o texto do artigo.

    Imprimir
  • Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>