Orquestra Curitiba Sinfônica lança primeiro DVD da Série Compositores Paranaenses

Evento acontece no dia 4 de outubro, no Museu Oscar Niemeyer

Será lançado no próximo dia 4 de outubro, no Espaço Niemeyer, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, o primeiro volume da série de DVDs Compositores Paranaenses, que homenageia Henrique Morozowicz, conhecido como Henrique de Curitiba. Desenvolvido pela Orquestra Curitiba Sinfônica, o projeto conta com incentivo do Programa de Apoio à Cultura do município de Curitiba e da Celepar. Este é o primeiro DVD com obras do artista, no qual são apresentadas composições raras, como “Concerto para o Solar do Barão”, até então inédita e sem nenhuma gravação em áudio. No DVD consta também entrevistas com familiares e pesquisadores da vida de Henrique de Curitiba. “O DVD não só apresenta um belo repertório, como também é uma rica fonte de referências para pesquisadores ou interessados em conhecer um pouco mais sobre a vida desse extraordinário artista e sobre a arte musical no Paraná”, salienta o maestro Daniel Bortholossi, diretor artístico e regente da Orquestra Curitiba Sinfônica.

As gravações aconteceram no Castelo do Batel e também no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. A orquestra teve a regência de Daniel Bortholossi, o spalla russo Yuriy Rakevich, solo de flauta de Fabrício Riberio e formação de câmara, com dezessete instrumentistas. O DVD ainda inclui cenas de obras de Miguel Bakun, pintor pós-impressionista e expressionista, considerado um dos pioneiros da Arte Moderna no Paraná. A produção cultural foi de Simone Nunes e direção audiovisual de Davy Bortolossin.

O lançamento ocorre a partir das 19h30 e é aberto ao público. O Museu Oscar Niemeyer fica na Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico, Curitiba, Paraná.

Sobre Henrique de Curitiba

Filho de um dançarino e uma pianista, Zbigniew Henrique Morozowicz nasceu em 29 de agosto de 1934, em Curitiba. Seus pais imigraram da Polônia para o Brasil em 1926 e sua mãe foi quem ajudou na sua aproximação com a música. Suas primeiras composições são de 1950, quando foi convidado para tocar o órgão de tubos da Catedral de Curitba. Em 1953, se formou pela Escola de Músicas e Belas Artes. Henrique de Curitba ainda realizou um aperfeiçoamento em um instituto de São Paulo dirigido pelo professor H. J. Koellreuter. Neste período, nasceu o pseudônimo “de Curitiba”, adotado para facilitar a pronúncia de seu difícil nome Polonês. Em 1979, fez um mestrado em Composição Musical, na Universidade de Cornell, em Nova Iorque.

Na década de 50, o compositor foi o representante do Paraná no 4º Concurso Internacional Frederic Chopin, em Varsóvia, na Polônia, o que rendeu uma bolsa para fazer um aperfeiçoamento na Sociedade Polônia. Suas principais composições são da década de 60, uma fase importante da música erudita no estado do Paraná, e dos anos 80 e 90, quando ainda lecionou na UFPR e obteve reconhecimento internacional por sua obra. Também foi professor de Universidade Federal de Goiás. Seu falecimento, em 18 de fevereiro de 2008, deixou um grande vazio na música erudita paranaense.

Ao lado de José Penalva, é o compositor mais importante da música erudita paranaense. Compôs cerca de 150 obras, que incluem canções, obras para coro, música de câmara e Orquestra de Câmara.

Série Compositores Paranaenses

O Paraná possui importantes personagens da história da música erudita que merecem ser lembrados. Esse é o objetivo da Série Compositores Paranaenses, projeto da Orquestra Curitiba Sinônica, que pretende resgatar, preservar a memória e difundir o trabalho de artistas da música erudita paranaense.

Com gravações em DVD, cada volume da Série possuirá obras dos artistas executadas pela Orquestra, com filmagens dinâmicas em locações relacionadas à vida de cada artista ou história do Paraná, e entrevistas com pessoas que tiveram envolvimento com a vida de cada um. O primeiro DVD homenageia Henrique de Curitiba. Os próximos volumes mostrarão a obra de Bento Mossurunga, Waltel Branco e José Penalva. Ainda serão incluídos compositores contemporâneos, para que os novos nomes da música e cultura paranaense também possam ser conhecidos por todos.

Orquestra Curitiba Sinfônica

A Orquestra Curitiba Sinfônica tem como base um trabalho que foge ao padrão das apresentações convencionais, promovendo concertos interativos, que unem música e outras artes, aproximando o público de quem está no palco.

O regente Daniel Bortholossi, diretor artístico da Orquestra Curitiba Sinfônica, já atuou à frente de diversas orquestras na Europa Oriental e Ocidental, nos Estados Unidos e em vários países da América do Sul. Foi o primeiro brasileiro a ministrar palestras e workshops de regência e musicologia histórica na renomada Universidade de Oxford, na Inglaterra, e o primeiro maestro sul-americano a dirigir a Royal Oman Symphony Orchestra, no Sultanato de Omã.

  • PDF
  • Imprima tranquilo! Nosso layout de impressão não consumirá muitos recursos de sua impressora, pois é preto e branco e contém apenas o texto do artigo.

    Imprimir
  • Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>