Mercado de vizinhança é filão para a indústria agropecuária

Diálogo franco, relacionamento direto e negociação mais flexível são características inerentes ao chamado varejo compacto ou supermercado de vizinhança (com até quatro check-outs). A Frangos Pioneiro – indústria de comércio de frangos e seus derivados, localizada no norte pioneiro paranaense, aposta nesse filão, que hoje já é responsável por 40% do volume de vendas do setor de alimentos, higiene, beleza e limpeza segundo estudo da GfK Brasil, encomendado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em 2012.

Embora não abra mão de disputar pequenas fatias de grandes clientes, em que a concorrência é mais acirrada e competitiva, a empresa do norte pioneiro investe há pouco mais de cinco anos em supermercados menores de metrópoles como o da Grande Curitiba e Litoral, cuja a negociação pessoalmente ainda é o mais importante. “Para vender para este público investimos no relacionamento e na credibilidade, o cliente faz o pedido e sabe que será entregue. Já conhece e confia na nossa qualidade e, muitas vezes, as vantagens são tão significativas, que ele não se importa em pagar alguns centavos a mais, porque vai valer a pena”, diz Fábio Thibes, gerente Comercial da Pioneiros Alimentos.

A Frangos Pioneiro divide o setor comercial em quatro canais de atendimento: Distribuidor e Atacadista, Institucionais (food service, licitações, etc.), Exportações, Grandes redes e Varejo que, sozinho, é responsável por 50% de toda a produção de frango da indústria, calculada em cerca de 390 toneladas por dia, sendo mais 80 toneladas de embutidos por dia. O varejo compacto ocupa lugar de destaque no atendimento da empresa, que acompanha de perto os números e características desse filão. “Só nos últimos três anos percebemos que, na prática, enquanto a média de crescimento dos maiores supermercados não ultrapassava os 10%, os mercados de bairros e sem bandeiras fortes expandiram seus negócios mais de 30% acima da média do setor”, afirma.

Os motivos para esse aumento estão relacionados à comodidade que o mercado de vizinhança oferece: a proximidade de casa e facilidade, filas menores no caixa e até o maior relacionamento com os donos e funcionário do estabelecimento. “Mudou o comportamento das pessoas. Há duas décadas as famílias eram maiores e a inflação era galopante, então, a compra era feita e estocava-se o mês inteiro. Agora, as pessoas compram o que estão precisando naquele momento, preferem comprar perto de suas casas, sem precisar enfrentar trânsito intenso ou procura vaga no estacionamento”, explica Thibes.

Sobre o Grupo Pioneiro
Fundado em 1983, no norte Pioneiro do Paraná, o Grupo Pioneiro hoje conta com três empresas: a Maná Alimentos, a Frangos Pioneiro e a Rações Pioneira, que juntas produzem cerca de 470 toneladas de alimentos e 790 toneladas de rações por dia. Todos os frangos são de origem de aviários que fazem parte do Sistema de Integração de Frango de Corte, que ajuda no controle da saúde das aves e incentiva a agricultura familiar. A sustentabilidade é outra preocupação do Grupo, que possui Estações de Tratamento de Efluentes e Água e Indústria de Tratamento de Resíduos Orgânicos classe 2, que trata todos os resíduos orgânicos e destina os resíduos recicláveis para empresas especializadas.
Em 2010, a empresa reestruturou seu complexo industrial e recebeu a certificação para exportações do Ministério da Agricultura Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Selo de Qualidade Islamic Halal, obrigatório em países islâmicos. Hoje, os produtos da Pioneiro estão presentes em 16 estados brasileiros, no Japão e em diversos países da África e Oriente Médio.

Mais informações no site www.grupopioneiro.com.br

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