Mercado de animais de estimação no Brasil movimenta 14 bi por ano e só perde para os EUA

Congresso de Especialidades Veterinárias reúne especialistas e novidades no setor até sábado, 25, em Pinhais

Máquina que diminui o tempo de secagem de pelos de animais de estimação após o banho, macas apropriadas para tratamento dentário, próteses específicas desenvolvidas para os pets, rações sem glúten e que auxiliam no combate à depressão e brinquedos que evitam que gatos se tornem obesos são alguns dos produtos que estão expostos na Medvep Pet Fair – feira paralela ao Congresso Medvep de Especialidades Veterinárias, que ocorre até sábado, 25, no Expotrade Convention Center, localizado em Pinhais, grande Curitiba.

Criado há três anos, esse já é o maior evento da área de veterinária e especialidades associadas. Esta edição apresenta números de um mercado em franco crescimento: 6 mil inscritos de todas as regiões do país, 160 expositores e 400 palestras. Não é para menos: esse mercado no Brasil movimenta 14 bilhões de reais por ano (só perde para os Estados Unidos) e emprega 1 milhão e 600 mil pessoas só no segmento de petshop, que conta com 33 mil lojas. “O animal de estimação passou a ser parte da família,  que quer oferecer a ele o melhor tratamento”, enfatiza o presidente do Congresso, o médico veterinário Dr. Ney Pipi. “Existem muitos avanços em tratamentos de doenças infectocontagiosas, oncológicas, oftalmológicas, de medicina preventiva e de nutrição para o animal viver mais. Hoje é comum cães e gatos viverem mais de 15 anos com saúde”, afirma.

Seguem alguns expositores

Rações para distúrbios metabólicos e sem glúten
Na área de nutrição, a Farmina e a Total Alimentos apresentarão novidades em ração, livre de transgênicos. A Farmina lancará a linha Vet Life Natural, destinada a cães e gatos com distúrbio fisiológico ou metabólico, que necessitam de suporte nutricional, de acordo com cada enfermidade. Um dos diferenciais é a versão mini breeds, para cães de pequeno porte, disponível para doença renal, alergia, obesidade e diabetes. O tamanho do grão é adequado ao porte do animal, facilitando a apreensão e favorecendo a mastigação, contribuindo para uma adequada ingestão e digestão do alimento. “O nosso objetivo é apresentar ao público novos conceitos de nutrição para cães e gatos sob a ótica da prevenção e do tratamento. Outra novidade que teremos é a extensão da linha com o lançamento de um alimento para cães que apresentam insuficiência cardíaca” ressalta Marcelo Guimarães, gerente de Marketing.

A Total Alimentos lança o Equilíbrio Grain Free, voltado para cães. A ração não tem glúten e, de acordo com a empresa, segue uma tendência mundial, influenciada pela alimentação humana. “A Total Alimentos identificou esse caminho e criou um produto que atende a busca por uma ração sem glúten, mas muito nutritiva, com proteínas de alta qualidade”, explica a médica veterinária da Total Alimentos, Márcia Fernandes.

Doença que mais mata cães tem novo tratamento
Com a promessa de um tratamento inovador, a Nutripharme apresentará uma terapia para gastroenterites hemorrágicas, alvo do tratamento para parvovirose canina. “A doença é uma afecção viral e a que mais mata cães de até um ano de idade no Brasil. A alta incidência da doença está relacionada à resistência do vírus ao ambiente, que pode ser encontrada em superfícies do canil, comida, água, recipientes e até nas roupas das pessoas que tiveram contato com animais infectados”, explica Dr. Cristiano S. Felix, médico veterinário e diretor da Nutripharme. A terapia desenvolvida pela empresa garante melhorar o tratamento da doença e aumentar as chances de cura. “A taxa de sucesso na terapêutica da parvovirose canina tem permanecido inalterada ao longo dos anos, refletindo a clara necessidade de uma terapia mais eficaz, que diminua a morbidade, o tempo de hospitalização, o aumento da taxa de sobrevivência e que reduza o custo do tratamento para seus proprietários”, afirma o médico veterinário, que também ministrará palestra sobre o assunto no dia 25 de julho, na grade de palestras sobre Clínica no Congresso MedVep de Especialidades Veterinárias.

Coleira contra mosquito-palha, carrapatos e pulgas
Para ajudar a proteger a saúde dos pets, a Ouro Fino Saúde Animal apresentará toda sua linha de produtos. O destaque é a coleira à base de deltametrina e propoxur, que combate, por até seis meses, o mosquito-palha, transmissor da leishmaniose, além de carrapatos e pulgas. “Apresentaremos novidades que facilitarão a conduta veterinária e a vida dos donos de animais de estimação”, revela Fabiana Porto, gerente de marketing da Linha Pet da Ourofino Saúde Animal.

Palitos para a limpeza dos dentes dos caninos
Também focada na saúde dos animais de estimação, a Organnact mostrará a novidade Fitodent Palitos, palitos compostos por plantas fitoterápicas e hexametafosfato de sódio, que auxiliam na limpeza dos dentes dos cães e no controle do tártaro. A empresa ainda irá expor dois produtos que estão com nova embalagem: o Fitoclean e Dermefito aerossol, solução higienizadora de ferimentos composta por plantas que promovem a limpeza profunda e tem função adstringente e o Dermefito aerossol, solução higienizadora de pele comprosta por plantas, especialmente desenvolvida para limpar e remover as impurezas da pele e pelo dos animais.

Ingredientes naturais para a beleza dos pets
A Pet Society divulgará os produtos Soft Care, voltados para a higiene, o embelezamento e a saúde de pets, e desenvolvidos especialmente para a prevenção de doenças. “Nossos produtos são elaborados a partir de conhecimentos das áreas de fitoterapia, aromaterapia, dermatologia, odontologia, nutrição e etnoveterinária, por meio de pesquisas e análises rigorosas e minuciosa escolha de ingredientes naturais”, conta Marly Fagliari, diretora de Marketing.

Higienização bucal
A DrogaVET irá apresentar aos visitantes, diversas novidades em higiene bucal para os pets. “Estamos lançando diversas fórmulas para higienização bucal que combatem a halitose e não possuem flúor em sua composição, que em grandes concentrações pode provocar irritação estomacal e gastrite ao ser ingerido pelos pets”, afirma Sandra Schuster, farmacêutica e sócia-fundadora da DrogaVET, que participa pela segunda vez do Medvep.

Entre os produtos que estarão em exposição, estão o gel dental com fitoterápicos, creme dental antisséptico com barreira protetora, solução para combater a halitose, exaguante bucal com Clorhexidine e Malva e lenços para gengiva.

No combate à algas
Peixes ornamentais, aves, répteis e roedores domésticos também terão espaço na Pet Fair. A Alcon apresentará toda a sua linha de produtos, que inclue alimentos, suplementos, medicamentos para peixes ornamentais, testes, condicionadores e corretivos para aquários. “Iremos apresentar as novidades da linha Labcon Garden: o Labcon Garden Antialgas, que elimina uma grande variedade de algas, tanto filamentosas como microalgas livres e o Labcon Garden Cristal, que age na recuperação da transparência de águas de lagos de jardim, que tenham se tornado turvas pela formação de algas, por excesso de alimento, problemas de filtragem ou outros motivos”, detalha Rodrigo Barreto, responsável pelo Departamento Técnico da Alcon.

Ossos artificiais
Com produtos que são utilizados na Medicina e na Odontologia há 20 anos, a Nacional Ossos lançará a sua linha veterinária no Brasil durante a feira. A empresa produz ossos artificiais para estudos em universidades e treinamentos por veterinários, permitindo a prática e ajudando a evitar erros médicos em animais. “Nossos produtos são reconhecidos pela alta qualidade e por possuírem anatomia interna e externa muito próximas ao real, possibilitando treinamentos e práticas cirúrgicas como perfuração, colocação de próteses, implantes, entre outros”, comenta Milena Conti, da Nacional Ossos, que também produz ossos com deformidades e fraturas. “Isso facilita muito no momento do aprendizado, pois em uma sala de aula todos os alunos conseguem praticar com um mesmo material. Se fosse feito com ossos naturais, seria muito difícil conseguir a mesma deformidade ou fratura para todos participaram”, completa.

Novas técnicas ortopédicas
Duas empresas que adaptaram técnicas de reabilitação ortopédica humana para a veterinária irão expor seus lançamentos durante a feira. A MNSuprimentos levará suas placas termoplásticas para imobilização ortopédica que, em contato com água quente e temperatura controlada, amolecem e podem ser moldadas diretamente em um membro que precisa ser mobilizado, sendo depois fechada com um velcro e podendo ser retirada para higienização do local. “Ultimamente, temos recebido vários profissionais da área de veterinária interessados nesse tipo de material que, apesar de existir no mercado já há algum tempo, ainda é desconhecido na aplicação em animais”, conta Maria Elisa Nagashima, diretora da empresa.

Já a Ortovet apresentará o novo sistema SLE de porcas e guias de bloqueio, utilizados na Europa e que permitem micromovimentação do animal depois de uma osteossíntese, procedimento cirúrgico para ligar fragmentos ósseos fraturados por meio de acessórios, como as porcas. Na cirurgia são utilizadas apenas duas porcas por procedimento, sendo uma em cada extremidade. “Esse método é bem mais simples e barato, traz excelentes resultados e é de baixo custo. É um produto excelente, inclusive para ossos longos”, conta Breno Navilli, responsável pelo marketing da Ortovet.

Diagnóstico veterinário
Na área da Cardiologia, a InPulse irá expor o InCardio for Vets, um eletrocardiógrafo (equipamento para realizar eletrocardiogramas) de 12 derivações para o uso exclusivo veterinário. “É o menor equipamento do mercado, de melhor qualidade de traçado e o único que se comunica sem-fio. Também funciona para Windows e MAC e ainda conta com um aplicativo para realizar exames de ECG com 12 derivações diretamente do smartphone ou tablet”, explica Jonatas Pavei, diretor comercial da empresa. “O InCardio ainda vem com um sistema de telemedicina integrado, pelo qual o dono da clínica poderá começar a fornecer esse serviço”, complementa.

Produtos para criocirurgia também estarão presentes na feira. “Essa técnica cirúrgica consiste na destruição de células lesionadas pelo congelamento localizado e intenso através da pulverização de Nitrogênio Líquido sobre a lesão”, explica Marcelo Sedlacek, da Solar Importação e Exportação, representante dos aparelhos para Criocirurgia Cry-Ac fabricados pela empresa americana Brymill Cryogenics Systems.

A Tradevet apresentará diversos equipamentos e produtos cirúrgicos como bombas de seringa, equipamento doppler vascular Parks, grampeadores de pele e materiais para biópsia, entre outros. “Nossa novidade será a bomba de infusão desenvolvida para uso exclusivo veterinário, com design moderno, pequena, leve e resistente e fácil de operar”, conta Luciane Pasquale. Já as empresas Brasmed e MexGlobal Diagnostika vão expor produtos e aparelhos para exames hematológicos e bioquímicos.

Serviço: O Congresso Medvep de Especialidades Veterinárias, IX Cobov – Congresso Brasileiro de Odontologia Veterinária, o I Convel – Congresso Internacional de Medicina Veterinária Legal,  Simpósio Internacional de Ortopedia, Espaço Grooming e Mepvep Pet Fair acontecem das 10h às 20h. O Expotrade Convention Center fica na Rodovia Deputado Leopoldo Jacomel, 10454 – Vila Amélia, Pinhais – grande Curitiba, PR. Mais informações e inscrições pelo site www.medvep2015.com.br,  pelos e-mails [email protected][email protected] e [email protected] ou telefones (41) 3039-1100 e (41) 3039-2867.

  • PDF
  • Imprima tranquilo! Nosso layout de impressão não consumirá muitos recursos de sua impressora, pois é preto e branco e contém apenas o texto do artigo.

    Imprimir
  • Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>