Logística reversa inicia, oficialmente, no Paraná

Depois da assinatura do plano, seminário apresentou soluções e iniciou o diálogo entre os setores público e privado

Os primeiros passos para o início da logística reversa da construção civil no Paraná começaram na última segunda-feira, 15 de dezembro, quando o plano foi assinado por representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e as quatro regionais do Sinduscon no Paraná.

No período da tarde, foi realizado o seminário Sustentabilidade Empresarial – Logística Reversa na Construção Civil, promovido pela Paraná Metrologia, que iniciou o diálogo e articulação dos setores privado e público, apresentando soluções que podem ser utilizadas para aprimorar processos do plano.

O evento trouxe um case de sucesso da cidade de Jundiaí, no estado de São Paulo, que implementou uma ferramenta online para controle e gestão de resíduos da construção civil e intensificou a fiscalização. Em 16 meses, já aumentou de 500 para 4.000 toneladas de resíduos destinados para reciclagem no mês. “Hoje, já reciclamos cerca de 95% dos resíduos da construção civil da cidade”, conta Aguinaldo Leite, Secretário de Serviços Públicos da Prefeitura de Jundiaí.

Os materiais não são somente reciclados, mas também reutilizados pela própria prefeitura, que passou a comprar os materiais reciclados nas obras públicas. “Só compramos material virgem por questões de exigência de alguma obra, mas sempre tentamos desestimular esse comércio. Existe um mito de que o material reciclado não possui a mesma qualidade, mas está sendo quebrado com o passar do tempo com a conscientização e divulgação de informações”, explica o secretário. A reutilização ainda gerou uma grande economia para a cidade: foram R$ 6 milhões a menos nos gastos municipais.

As ações também tentam combater os pontos de descarte irregular de resíduos sólidos. “Esses lugares, onde a população e empresas irregulares costumam despejar restos de construção e lixo, não só poluem o meio ambiente como viram foco de insetos e animais, se transformando em um problema de saúde pública”, afirma Aguinaldo Leite. Foram instaladas 250 caçambas públicas para jogar esses detritos e a população já ajuda a fazer a fiscalização. “Pontos irregulares são denunciados, chamamos a imprensa, mobilizamos todos até conseguir extinguir o despejo de resíduos no local”, observa o secretário.

O evento também apresentou a situação atual do gerenciamento de resíduos sólidos em Curitiba e no Paraná, a visão do Sinduscon-PR e como é o processamento nas usinas de reciclagem. No dia 16 de dezembro, participantes do seminário fizeram uma visita técnica a Usipar e conheceram como é feito o processo de reciclagem.

Sobre a Paraná Metrologia
A Rede Paranaense de Metrologia e Ensaios, a Paraná Metrologia é uma organização tecnológica, que visa à difusão da tecnologia industrial. Congrega diversas entidades de ensino, pesquisa, desenvolvimento tecnológico e laboratórios, com a intenção de promover a infraestrutura tecnológica e de apoio às empresas localizadas no Estado.

  • PDF
  • Imprima tranquilo! Nosso layout de impressão não consumirá muitos recursos de sua impressora, pois é preto e branco e contém apenas o texto do artigo.

    Imprimir
  • Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>