Hipertensão mal controlada é responsável por metade das mortes por doenças cardiovasculares

Campanha educativa ocorre no dia 26 de abril, das 9h às 16h, na Boca Maldita

No Dia Nacional de Prevenção e Controle da Hipertensão Arterial, 26 de abril, a Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC – lança uma campanha, associada à Internacional Society Hipertension – ISH. A ação pretende medir a pressão arterial em mais de 100 países, incluindo o Brasil, em 100 centros de cada país com a aferição de pelo menos 100 pessoas em cada um, totalizando 25 milhões em todo o mundo. O objetivo é chamar a atenção para a doença que é responsável direta ou indiretamente por 50% das mortes cardiovasculares no país. 

 

Em Curitiba, a Sociedade Paranaense de Cardiologia (SPC) fará aferição da pressão arterial e teste de glicose na Boca Maldita, das 9h às 16h. Também serão distribuídos materiais educativos para a população.

“A hipertensão é uma doença silenciosa com tratamento conhecido, mas que os brasileiros ainda negligenciam por não aderirem ao tratamento quando é diagnosticada, ou por sequer saberem que têm pressão alta”, conta o presidente da SBC, Marcus Bolívar Malachias. A 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial da SBC, recentemente publicada, analisou 14 estudos publicados nas regiões sudeste, sul e centro-oeste e constatou que o controle da hipertensão no Brasil é muito baixo, variando de 10,1% a 35,5%.

A hipertensão atinge 32,5% (36 milhões) dos adultos e as suas complicações (cardíacas, renais e cerebrais) têm impacto elevado na perda da produtividade do trabalho e da renda familiar, estimada em R$ 13,7 bilhões entre 2006 e 2015. “A adesão ao tratamento é essencial para impactarmos nos índices e reduzirmos as mortes por doença cardiovascular”, lembra o presidente do Departamento de Hipertensão da SBC, Eduardo Barbosa.

MMM.17
No mês de maio, será defragrada a campanha mundial MMM.17 (Mês Mundial da Medição da pressão arterial) visando detectar um maior número de hipertensos e alertar a população para a necessidade de aferição. “Os adultos devem medir a pressão com regularidade”, ressalta o diretor de Promoção da Saúde Cardiovascular da SBC, Weimar Sebba Barroso.

Durante toda a campanha, no mês de maio, a SBC reforçará a mensagem “Eu sou 12 por 8″ para que a população conheça os níveis ideias de pressão arterial. O site www.eusou12por8.com.br traz explicações básicas sobre a doença: o que é, quais as causas, os níveis ideais, prevenção e tratamento. Além de 25 perguntas e respostas para as principais dúvidas.

“A conscientização sobre a hipertensão tem que ser cada vez maior, principalmente por conta do aumento da expectativa de vida”, diz o presidente do Departamento de Hipertensão da SBC, Eduardo Barbosa. A 7ª Diretriz mostrou uma associação direta e linear entre envelhecimento e prevalência da hipertensão. Na última década, o número de idosos aumentou de 6,7% para 10,8% e uma análise de uma série de estudos com 13.978 idosos revelou que 68% deles tinham pressão alta. “Sem tratamento, essas pessoas podem ter um infarto, um derrame ou complicações renais, às vezes, irreversíveis”, completa Eduardo Barbosa.

SERVIÇO
Local: Boca Maldita – Rua XV de Novembro
Data: 26 de abril
Horário: 9:00 às 16:00
Informações: http://www.eusou12por8.com.br

 

  • PDF
  • Imprima tranquilo! Nosso layout de impressão não consumirá muitos recursos de sua impressora, pois é preto e branco e contém apenas o texto do artigo.

    Imprimir
  • Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>