H2OH! e seu infeliz case de Marketing Digital / Por Gisele Meter

Hoje não basta apenas adquirir um determinado produto, há uma necessidade de interagir com a marca, para assim, existir também uma espécie de fidelização psicológica. Ou seja, se a empresa do produto que consumo tem valores parecidos com os meus, as chances de continuar consumindo e virar um “lover” da marca aumentam consideravelmente.

No entanto, o contrário também se mostra verdadeiro. Foi o que aconteceu no último dia 4 de julho, com a marca de água gaseificada H2OH!, durante o jogo entre Brasil e Colômbia. Logo no inicio da partida, a H2OH! postou em sua fanpage no facebook, uma fotografia de um homem e uma mulher, ambos vestidos com as cores verde e amarelo. A imagem mostrava um homem colocava a mão no peito da mulher e, logo abaixo, estava escrito a hashtag #daumavariada no hino.

Embora um grande número de pessoas tenha curtido a publicação, as reações negativas à imagem foram imediatas. Um grande número de pessoas se mostrou indignado com o Marketing de cunho ofensivo, o que fez a marca tirar a imagem do ar. Engana-se quem pensa que tudo estaria resolvido. Logo no início do intervalo os administradores da fanpage “subiram” outra imagem. Dessa vez, com uma espécie de placa, semelhante a que vemos nos banheiros públicos, com um boneco do sexo feminino à frente e dois bonecos do sexo masculino atrás, seguindo a mesma linha da imagem anterior, com a hashtag: #daumavariada no intervalo.

O resultado foi uma nova enxurrada de protestos: muitos seguidores da página se disseram surpresos negativamente e muito indignados com a publicação. Instaurou-se a polêmica. Mulheres solicitaram um pedido de desculpas da marca, além de se posicionarem ofendidas com o marketing de cunho pejorativo e machista das imagens. Mais uma vez, a marca removeu a postagem que gerou tamanha reação negativa.

Quando se esperava um pedido de desculpas às consumidoras, eis que veio a publicação seguinte: “Acreditamos na alegria e busca pela felicidade de todas as pessoas, mas nem sempre todos concordam com a gente. Tudo bem, o mais importante é sempre mantermos o bom-humor.”

Os comentários abaixo foram reações à terceira publicação da marca:
“Bom humor? Vocês deviam se retratar, isso sim!”
“A emenda ficou pior que o soneto. Um conselho à H2OH! Brasil: peçam desculpas e retirem a foto. Só isso! Sem justificativas ou outras babaquices. O respeito ao ser humano agradece!”

“Não consigo entender como um publicitário pode ter uma ideia dessas e pior, levar adiante, sem contar todos os outros profissionais que aprovaram a campanha. Sem palavras para o tamanho do absurdo”.

Houve comentários ainda mais inflamados, mas os citados já dão uma ideia da proporção negativa que a postagem gerou.

Apesar de ter acertado na decisão e excluído as duas imagens, não houve um pedido de desculpas por parte da H2OH!. Mesmo um posicionamento no próprio post que gerou a polêmica, já teria sido uma boa atitude da empresa. Infelizmente, a marca deveria ter preparado melhor sua estratégia de marketing, mas como isso não aconteceu, um posicionamento mais humilde e um pedido de desculpas teriam amenizado o caso. Afinal, vale lembrar que a alegria e a busca pela felicidade que a marca preconiza se faz com respeito ao próximo, algo que passou longe da estratégia de marketing da H2OH!.

Até o fechamento desse texto, não houve nenhum pedido de desculpas na fanpage da marca acerca do ocorrido. Preferiram manter a postura de que “nada de mais aconteceu”, logo após o que se viu foi apenas uma postagem insossa e a legenda: “Amanhã não tem jogo. O que fazer? #daumavariada”.

Postura infeliz que demonstra – mais uma vez – o despreparo de certas empresas, além de subestimar o poder das mídias sociais.

Sobre Gisele Meter
Gisele Meter é psicóloga (CRP 08/18389), empresária, diretora executiva de Recursos Humanos, palestrante, consultora estratégica em gestão de pessoas e gestão de mudança organizacional. Colunista de portais e sites voltados ao público feminino e de Administração, ela também é a idealizadora do método Life® – Liderança Feminina Estratégica para o desenvolvimento de líderes nas empresas.

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