Grupo Pioneiro investe em cultura e educação

Diversos projetos, concursos e visitas foram promovidos durante 2015 por meio da parceria com a Indústria do Conhecimento e Sesi, em Joaquim Távora

Com o objetivo de proporcionar acesso a diversos programas educativos, biblioteca e atividades recreativas, a Indústria do Conhecimento, parceira do Grupo Pioneiro com o Sesi, realizou diversas ações durante todo o ano de 2015 com a comunidade de Joaquim Távora (PR) e região. “Promovemos diversas atividades com o Grupo Pioneiro e crianças da comunidade e alunos de diversas instituições visitam o espaço diariamente também”, conta Neusa Malinowski, responsável pelo espaço.

Já no início do ano, para comemorar os 32 anos do Grupo Pioneiro, foi promovido o 1º Concurso Cultural de Redação. Foram 21 redações inscritas pelos alunos do 5º ano das escolas São Sebastião, Janina de Lima Cavalheiro, Professora Alaide Simão Rodrigues, Natal Panichi e a Casa Escolar São José, na cidade de Joaquim Távora, norte pioneiro do Paraná. Cada escola selecionou até cinco textos, todos com o tema “Pioneiro 32 anos”. Os ganhadores foram os alunos Guilherme Marques da Silva e Paula Vitória Balestra de Oliveira, ambos da Escola Municipal Natal Panichi, e Yasmin Cristina da Silva de Oliveira, da Escola Municipal Janina de Lima Cavalheiro. Todos receberam uma mochila com material escolar e os professores ganharam um bolsa térmica com produtos de cortes especiais da Frangos Pioneiro. “As redações no geral foram muito boas, foi difícil escolher os três melhores textos”, revelou Renato Módolo Jr., gerente de Recursos Humanos do Grupo Pioneiro.

No Dia Nacional da Leitura, que ocorre em 18 de abril, foi realizada uma atividade com 160 alunos do 4º ano das escolas municipais São Sebastião, Natal Panichi, Professor Alaíde Simão Rodrigues, Professora Janina Lima Cavalheiro e São José. Eles tiveram um mês para ler um livro e fazer apresentações em aula ou resumos e, assim, participar de premiação e sorteios. Todos os participantes ganharam o livro “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry, e concorreram ao sorteio de um squeeze e uma caneca personalizada da Frangos Pioneiro nos dias 13 e 14 de abril. “O objetivo desse trabalho é incentivar ainda mais a leitura e desenvolver a interpretação de textos entre as crianças de nossa cidade”, afirmou Neusa Malinowski.

Um novo projeto surgiu neste ano na Indústria do Conhecimento: o “Oficina Sesi Arte” – projeto cultural de musicalização. Todas as quintas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde, 40 crianças de 11 a 16 anos têm aula de vocais e de musicalização. A maestrina e professora da oficina, Jackeline Souza Alvarenga de Almeida, explica que o projeto proporciona diversos benefícios. “Essas aulas são uma maneira de transformar o dia a dia, oferecendo uma atividade cultural e um novo conhecimento para os alunos que, muitas vezes, estariam na rua ou em casa sem fazer nada. Além disso, melhora a concentração”, afirma. O coral, formado pelo grupo, já fez diversas apresentações: durante a SIPAT e semana da Pátria nas unidades do Grupo Pioneiro, na comemoração do Dia das Crianças na Indústria do Conhecimento e as próximas serão na celebração do Natal em todas as sedes da empresa.

O local também abriga uma horta plantada em garrafas pet pelos alunos da Casa Escolar São José, que tem o projeto Pequenos Grandes Empreendedores. As crianças visitam o espaço periodicamente para cuidar das plantas. Estudantes de outras escolas também frequentam a Indústria do Conhecimento, tanto para leitura como para brincadeiras. “Uma atividade interessante foi um jogo educativo de tabuada promovido pela Escola Miguel Dias. Os alunos jogaram no computador e a atividade valia nota”, revela Neusa Malinowski. As crianças e adolescentes do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) de Joaquim Távora, também estão por lá quase todos os dias, usando os computadores, emprestando livros e se divertindo no parquinho.

O espaço não é frequentado somente por crianças. Neste ano, houve treinamentos do RH, operadores de caldeira e NR 13 do Grupo Pioneiro e da equipe de vendas da Soeto. Para 2016, os projetos da Indústria do Conhecimento continuam. “Vamos dar continuidade a todos os programas e ainda teremos atividades novas para levar cada vez mais informação, educação e diversão para a comunidade de Joaquim Távora e região”, comemora Neusa Malinowski.

  • PDF
  • Imprima tranquilo! Nosso layout de impressão não consumirá muitos recursos de sua impressora, pois é preto e branco e contém apenas o texto do artigo.

    Imprimir
  • Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>