Escritórios compartilhados são muito mais do que redução de custos

05-Set-2011

Os espaços de coworking, escritório compartilhado onde profissionais ou empresas pagam somente pelos serviços que usam, geralmente são procurados para redução de custos e networking. Mas esse modelo de trabalho pode trazer outras vantagens para os profissionais. “Em estruturas compartilhadas, é comum que, além de trabalhar, o profissional procure formas de aprimorar sua atuação. Pensando nisso, promovemos workshops e cursos para os membros da Aldeia, como o BrainSharing, em que os profissionais trocam conhecimentos com os outros”, explica o publicitário Ricardo Dória, idealizador da Aldeia Coworking, primeiro escritório de coworking de Curitiba, inaugurado em 2010.

Outra vantagem do coworking são as oportunidades de negócios, já que esses espaços reúnem profissionais de diversas áreas, que podem ser úteis para o trabalho uns dos outros. É o caso dos designers Amilton Longo Paglia e Daniel Imaeda que trouxeram o Estúdio Contramão para dentro da Aldeia Coworking. “Quando começamos a trabalhar na Aldeia, tinhamos poucos clientes e muito tempo ocioso, mas agora tivemos que aumentar nossa equipe para dar conta da demanda, e já incluimos programadores e arquitetos daqui da Aldeia em alguns projetos”, conta Amilton Paglia e acrescenta: “O coworking nos possibilita conhecer pessoas de todas as áreas e, certamente, isso ‘abre a cabeça’ e ajuda a desenvolver o projeto de forma mais ampla.”

Com apenas sete meses, a Aldeia Coworking já possui uma rede de mais de 2000 pessoas. “É muito positivo ver o espaço crescendo e ver como as pessoas realmente viram colaboradoras uma das outras. Um grande exemplo é a semana da foto de Curitiba, que está sendo totalmente organizada por coworkers” conta Andreza Soinegg, netweaver da Aldeia Coworking.
Infraestrutura compartilhada

Com diversos benefícios profissionais, os espaços de coworking também oferecem uma infraestrutura adequada ao coworker (como é chamado quem trabalha em um coworking). “Mas, é muito importante, por exemplo, avaliar a acessibilidade do espaço, caso alguém marque uma reunião e a pessoa não pode subir escadas. Internet não é tudo, a infraestrutura, o atendimento são de suma importância para quem tem poucos clientes e gosta de impressioná-los” descreve Guilherme Utko, administrador do Estúdio Contramão. Na Aldeia são oferecidos acesso à internet Wi-fi, telefone por VOIP, impressoras, salas para reuniões, sala de espera, biblioteca, cozinha, recepção com telefonista, banheiros, lockers (armários) gratuitos e espaço para eventos. Tudo com segurança durante 24 horas. As mensalidades variam de acordo com a utilização dos serviços. Os preços podem variar de R$ 55,20 a R$596,00. Os profissionais ainda possuem controle de acesso computadorizado e podem checar de suas casas quantas horas ainda têm disponíveis por mês.

Uma das principais preocupações no modelo Coworking é adaptar o espaço ao profissional e não o contrário. “Para isso, foram criadas mesas de trabalho que são montadas e desmontadas facilmente, para abrir espaço para outras atividades, como eventos ou aulas de ioga, por exemplo, e todo o mobiliário é ergonomicamente correto. A Aldeia ainda fica perto de estacionamentos, pontos de ônibus, bancos, correios e restaurantes, embora o pessoal acabe usando a cozinha daqui para fazer almoços coletivos”, conta o publicitário.

Para os profissionais que gostam de trabalhar até mais tarde, a Aldeia fica aberta até 23h nas terças, quartas e quintas. No período noturno e nos finais de semana, o espaço também é utilizado para eventos. “O ambiente abriga 150 pessoas em pé e até 60 sentadas para palestras e workshops. O pacote de serviços para eventos conta com recepcionista e, conforme o plano escolhido, também pode ser realizada a organização das inscrições e divulgação do evento. O local ainda possui um chef de cozinha, que monta o cardápio adequado ao público”, aponta Ricardo Dória.

Sobre a Aldeia Coworking
Localizada na Galeria Suissa, no centro financeiro da capital, a Aldeia Coworking é um escritório compartilhado e foi inaugurado em 18 de novembro de 2010. Em um espaço de 240 m², oferece acesso à internet sem fio, telefone por VOIP, impressoras, fax, copa/cozinha, biblioteca, salas para reuniões, palestras e eventos, recepção com telefonista, sala de espera e banheiros. O horário de funcionamento é das 8h30 às 19h, na segunda e sexta, e das 8h30 às 23h, nas terça, quarta e quinta. O espaço também é disponibilizado para eventos no período noturno, como coquetéis, cursos e palestras. Mais informações pelo site www.aldeiaco.com.br, facebookwww.facebook.com/aldeia ou twitter @coworkingcwb

  • PDF
  • Imprima tranquilo! Nosso layout de impressão não consumirá muitos recursos de sua impressora, pois é preto e branco e contém apenas o texto do artigo.

    Imprimir
  • Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>