Apagão volta a assombrar o Brasil e smart grids podem ser uma solução

O risco de apagões no Brasil e as vantagens de sistemas inteligentes de energia são pautas da Conferência Internacional de Energias Inteligentes, entre os dias 7 e 9 de maio, no Centro de Exposições Horácio Sabino Coimbra, em Curitiba. O evento é promovido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Seti e O Instituto de Tecnologia do Paraná – Tecpar, com realização da Paraná Metrologia.
“A água é um recurso escasso, há cada vez menos para geração de energia. Como um país pode se desenvolver se não tem uma matriz energética que funcione adequadamente, sem colapsos?”, questiona o diretor superintendente da Paraná Metrologia Celso Kloss. Para ele, a matriz energética brasileira é muito boa, com energia limpa gerada por usinas hidrelétricas, mas está saturada e é preciso encontrar alternativas para aprimorá-la.

O medo do apagão voltou ao Brasil com a falha no sistema elétrico que interrompeu parte da transmissão de energia entre o Norte e Sudeste no dia 4 de fevereiro, afetando cerca de 6 milhões de pessoas até a região Sul, segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS). Em menor escala, o problema também ocorreu no último dia 1º de março, atingindo 13 municípios do Piauí. O governo garantiu que não houve sobrecargas e que os brasileiros não precisam temer grandes falhas de energia.

O temor, porém, continua, já que o Brasil registra 181 apagões desde 2011, segundo um levantamento do Centro Brasileiro de Infra Estrutura (CBIE). Entretanto, num pingue-pongue de dados conflitantes, o governo e seus partidários continuam a afirmar que os investimentos e planejamentos estão em dia, enquanto os contrários acusam que a situação da energia elétrica no Brasil é periclitante em decorrência da falta de planejamento e de investimentos em manutenção de redes, atrasos na entrega de equipamentos de proteção e de novas usinas geradoras.

Smart grids
Além das energias alternativas de enorme potencial no Brasil, como eólica e solar, uma das soluções pode ser smart grids, em que são utilizados medidores inteligentes de energia elétrica e instalados sensores, atuadores e outros equipamentos nos sistemas da rede de fornecimento de energia elétrica.
O gerente do Centro de Energias da Tecpar, Wellington Wagner Vecchiatto, explica que por meio de smart grids, é feita uma melhor distribuição da energia, pois esses sistemas automatizam a rede e podem monitorar e solucionar quedas, furtos e sobrecargas, entre outros problemas. “Além disso, é possível delimitar as áreas para a distribuição de energia e evitar apagões em grandes áreas”, acrescenta.
Já o gerente de projetos do Tecpar e da conferência, Daniel Fraxino, ressalta que a geração distribuída fornece mais segurança para o consumidor. “A geração distribuída ajuda a descentralizar a produção e distribuição de energia e evitar os grandes apagões. Por exemplo, se os hospitais gerarem a própria energia, não correm o risco de ficar sem energia”.

Smart Energy
Em 4 de setembro de 2013, foi instituído no Paraná o Decreto nº 8842, que formaliza a criação do Projeto Smart Energy Paraná, que visa consolidar a geração distribuída por fontes de energias renováveis ligadas a redes inteligentes.

A conferência que ocorrerá em Curitiba terá palestras, painéis técnicos e mesas redondas que abordarão as tendências, projetos e soluções na área de Smart Energy. Entre os participantes já confirmados estão representantes da espanhola IK4 Research Alliance, uma das maiores corporações científica e tecnológica privada da Europa, e da alemã Solar Cluster Baden-Württemberg, uma organização de empresas de energia.
O evento acontece de 7 a 9 de maio, das 9h às 18h e é voltado para profissionais do setor elétrico e áreas relacionadas a Smart Energy, como engenharia, tecnologia da informação, ambiental e geração de biomassa, representantes governamentais, pesquisadores, cientistas e estudantes.

O Centro de Exposições Horácio Sabino Coimbra está localizado na Avenida Comendador Franco, 1.341, Jardim Botânico. Mais informações e inscrições pelos telefones (41)3271.7567, e-mail [email protected], pelo site www.smartenergy.org.br ou pela página do facebook: facebook.com/smartenergyparana.

SERVIÇO: A Conferência Internacional de Energias Inteligentes acontece entre os dias 7 e 9 de maio, das 9h às 18h, no Centro de Exposições Horácio Sabino Coimbra – Avenida Comendador Franco, 1.341, Jardim Botânico, Curitiba, Paraná. Mais informações pelos telefones (41)3271.7567, e-mail [email protected], pelo site www.smartenergy.org.br ou pela página do facebook: facebook.com/smartenergyparana

Sobre a Paraná Metrologia
A Rede Paranaense de Metrologia e Ensaios, a Paraná Metrologia é uma organização tecnológica, que visa à difusão da tecnologia industrial, com destaque para a metrologia. Congrega diversas entidades de ensino, pesquisa, desenvolvimento tecnológico e laboratórios, com a intenção de promover a infraestrutura tecnológica e de apoio às empresas localizadas no Estado.

  • PDF
  • Imprima tranquilo! Nosso layout de impressão não consumirá muitos recursos de sua impressora, pois é preto e branco e contém apenas o texto do artigo.

    Imprimir
  • Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>