Alimentação inadequada pode causar complicações em cirurgias

Uma alimentação desregrada ou inadequada, aliada ao alcoolismo e tabagismo, pode causar problemas antes, durante e após uma cirurgia. O alerta é do Dr. Wanderson Carvalho, clínico geral e anestesiologista, que ministrará a palestra “Hábitos alimentares que previnem complicação em anestesia e cirurgia plástica”, em Curitiba, no dia 25 de abril. Logo após, a nutricionista e doutora em Saúde Coletiva, Elaine de Azevedo falará sobre “Alimentação Orgânica e Biodinâmica em hospitais”. As palestras, promovidas pelo Intercâmbio Científico, ocorrerão das 19h30 às 22h30, no Instituto de Medicina e Cirurgia do Paraná.

Segundo o médico, “infelizmente”, não existe uma restrição formal para alimentos que causam complicações em procedimentos anestésicos e cirúrgicos. “Ter hábitos alimentares com baixo teor de açúcar, cafeína, álcool, pouca ingestão de alimentos refinados, processados e industrializados, ter uma alimentação orgânica e biodinâmica, com produtos que reponham minerais e aminoácidos essenciais, vitamina D e principalmente magnésio de origem natural ajudam a prevenir complicações”, afirma Dr. Wanderson Carvalho, que também tem formação acadêmica em UTI – Unidade de Terapia Intensiva dos hospitais.

“Alguns hábitos alimentares inadequados são seguidos por pacientes por longa data, desde a amamentação, com um leite materno de baixo valor nutritivo, devido aos hábitos da mãe antes de engravidar”, conta. Ele explica que uma mulher que ingere alimentos processados com aditivos químicos, conservantes, agrotóxicos, metais pesados como chumbo e mercúrio, além de álcool e tabaco, deve tomar cuidado com o leite que oferece ao filho. “Se um bebê, que precise realizar uma cirurgia de emergência, se alimentar com o leite materno sem as devidas qualidades nutricionais e com alto teor de intoxicação, as chances de complicações serão grandes”, alerta.

Como se preparar para cirurgias
Para fazer uma cirurgia, o especialista aconselha que é preciso preparar o organismo. “Para quem não tem nenhuma doença aparente, 30 dias antes da cirurgia é tempo suficiente para a desintoxicação celular e redução de riscos anestésicos e cirúrgicos”, ensina. Já para os que possuem doenças pré-existentes é aconselhável dois meses de preparação. “A pessoa que é sedentária, que tem estresse crônico, transtorno emocional, ingira bebidas alcoólicas e drogas e ainda tenha uma alimentação com baixo valor nutricional é a mais propensa a desenvolver complicações cirúrgicas e anestésicas”, salienta.

O médico explica que quando um paciente não faz adequadamente a preparação para o procedimento, está aumentando, consideravelmente, o risco de ter problemas. “Quando aplicamos uma anestesia em um paciente de risco, um dos efeitos, não esperado pelo anestesista, pode ser uma arritmia cardíaca com parada cardiorrespiratória. Já para o cirurgião, a cirurgia pode complicar com uma infecção, má cicatrização, anemia, depressão pós-cirúrgica ou uma simples insatisfação com o resultado”, enumera.

Após passar pelo procedimento, o paciente deve continuar com o hábito alimentar correto. “A nutrição deve manter-se saudável até a recuperação total”, diz o médico. Segundo ele, a prevenção deve ser feita sempre.

Serviço: O Intercâmbio Científico promove no dia 25 de abril, as palestras “Hábitos alimentares que previnem complicação em anestesia e cirurgia plástica”, com Dr. Wanderson Carvalho, clínico geral e anestesiologista, e “Alimentação Orgânica e Biodinâmica em hospitais”, com a nutricionista e doutora em Saúde Coletiva, Elaine de Azevedo. As atividades ocorrem das 19h30 às 22h30, no Instituto de Medicina e Cirurgia do Paraná, em Curitiba. As inscrições contam com a colaboração de um quilo de produto orgânico não perecível, que será destinado à Casa da Criança São Francisco de Assis de Curitiba, ou R$ 30,00, que serão revertidos à Casa do Contador de Histórias. Para se inscrever, os interessados devem enviar o nome completo, telefone, e-mail e formação profissional para o email [email protected]. Mais informações pelo telefone (41) 3324-4473 ou pelo site www.intercambiocientifico.com.br.

  • PDF
  • Imprima tranquilo! Nosso layout de impressão não consumirá muitos recursos de sua impressora, pois é preto e branco e contém apenas o texto do artigo.

    Imprimir
  • Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>