Folclore – a arte do povo

Por Kátia Rothstein

O folclore é um conjunto de personagens, crenças e história de um povo. Uma vez por ano, o Teatro Guaíra é palco do Festival de Etnias do Paraná, que conta com a apresentação de grupos que mostram, com sua dança, o costume de cada país ou região.

Tenho o privilégio de fazer parte do grupo italiano Anima Dantis. Uma equipe de pessoas comuns que ensaiam para fazer o seu melhor, que dispõe de seu tempo para fazer o que gostam, mas acima de tudo, levam alegria para os outros.

O Anima Dantis tem o objetivo de difundir a cultura italiana e apresenta o verdadeiro folclore popular, com danças das regiões da Sardegna, Sicília, Calábria, Campânia, Basilicata, Vêneto, Friuli-Venezia, Giulia e Trento.

Neste ano, nos apresentamos em companhia do grupo folclórico boliviano. Juntos, pudemos compartilhar nossas danças, trocar experiências e a oportunidade de aprender a cultura de outro país.

Como folclorista, posso ver a generosidade, bondade, amizade e união dos componentes, marca registrada nas nossas apresentações. Do público, levamos o carinho e a admiração. Como pessoa, posso dizer que se trata de uma prática que traz saúde para o corpo e a mente. Se você que está lendo agora este texto quiser participar, entre em contato aqui pelo blog.

  • PDF
  • Imprima tranquilo! Nosso layout de impressão não consumirá muitos recursos de sua impressora, pois é preto e branco e contém apenas o texto do artigo.

    Imprimir
  • Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>