Quando vale a pena assistir a propaganda

Por Fabíola Cottet

Somos praticamente obrigados a ver, ouvir, assistir e ler anúncios de publicidade em todos os lugares. Na televisão, no rádio, nos jornais, nas revistas, nos blogs, nos sites, enfim, em todos os meios de comunicação. Sem mencionar aqui outdoors e letreiros espalhados pela cidade, causando a chamada poluição visual.

Recentemente, o maior e mais famoso canal de vídeos do mundo, o YouTube, acrescentou anúncios aos seus vídeos. Alguns deles você é praticamente obrigado a assistir, alguns curtos que são colocados, mediante a um gordo pagamento do anunciante, nos mais vistos do momento. Um exemplo do quanto se pode lucrar com a propaganda é o do cantor coreano Psy, que virou hit da internet com o single Gangnam Style. Ele lançou, recentemente, a segunda canção, chamada Gentleman. Em menos de 24 horas no ar no YouTube, o vídeo alcançou 10 milhões de visualizações. Vocês já imaginaram o preço pago por um anúncio em um vídeo do cantor?

Mas não estou aqui para falar da publicidade que somos obrigados a ver, ou que vemos por acaso e nem prestamos atenção. Quero falar daqueles anúncios que paramos para assistir, aqueles que marcam época, bem feitos, bem pensados e recheados de bom gosto e criatividade. Abaixo listo alguns que marcaram uma geração, outros que são extremamente belos e emocionantes e mais alguns criativos, divertidos e encantadores.
Esses valem à pena assistir.

1 – Kit Kat

A marca lançou uma edição limitada com chocolate branco. Eles estavam chegando ao fim e, para eternizar e edição na memória dos consumidores, contrataram um profissional para desenhar quadros com os últimos 50 produtos. O resultado ficou lindo.

2 – Coca-Cola

A marca é lembrada sempre por seus anúncios que merecem ser vistos. Muitos emocionam, outros são criativos, mas todos são muito bem feitos. Juntando o conceito de “compartilhar”, tão difundido no Facebook, e o lema da Coca-Cola que está sempre associado à felicidade e bons momentos, o último vídeo une os dois. E acreditem, a marca achou uma maneira de compartilhar o conteúdo da latinha de Coca sem precisar de dois canudinhos para tomar.

3 – Dove

Se você é mulher e quer se emocionar, assista a esse vídeo. A Dove sempre uni beleza, emoção e sentimento. Este foi uma edição feita para o Dia das Mulheres deste ano, simplesmente magnífico. Não vou comentar, vocês terão que ver o resultado. Aqui na Expressa as mulheres choraram, muito.

4 – Peugeot

Tá aí um bom exemplo de como unir o novo com o nem tão novo assim. A Peugeot achou uma maneira divertida, engraçada e criativa de anunciar o seu produto. Quem não lembra do famoso desenho animado “Corrida Maluca”? Veja o que a marca conseguiu criar.

5 – Vivo

Aproveitando que o Dia dos Namorados está chegando, quem não lembra da música Eduardo e Mônica? “E quem um dia irá dizer que não existe razão nas coisas feitas pelo coração?”. A Vivo utilizou a música para produzir uma homenagem aos casais no 12 de junho do ano passado, se você ainda não viu, vale a pena.

6 – Lego

Esse é mais antigo. O ator Luis Fernando Guimarães ensina às crianças como pedir Lego no Natal. O resultado é, no mínimo, engraçado.

7 – Valisiére

Essa propaganda marcou uma época. A Valisiére achou um jeito bonito de contar a história que marca a adolescência de toda menina, o primeiro sutiã.

8 – Faber Castell

A Faber Castell mostrou, com o que há de mais bonito na música brasileira e na infância, como “com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo”. Não haveria melhor forma de juntar o Brasil, as cores e a fase mais bonita do ser humano. Genial.

  • PDF
  • Imprima tranquilo! Nosso layout de impressão não consumirá muitos recursos de sua impressora, pois é preto e branco e contém apenas o texto do artigo.

    Imprimir
  • Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>