Existe limite para a comunicação?

Por Thiago Rothstein

Muito já foi discutido e ainda se discute sobre os limites do humor. Não acredito que o humor tenha que sofrer com as amarras do “politicamente correto”, mas acredito que o bom senso sempre deve falar mais alto e ter um peso maior na consciência de quem escreve ou diz.

Mas não é sobre esse tipo de limite que quero falar. Veja esse vídeo de uma ação de conscientização sobre bebida x volante que foi montada em um pub em Londres:

Do ponto de vista de alcance de público foi um sucesso. O vídeo já tem mais de 5 milhões de views em menos de uma semana de publicação.

Eu ainda não sei se gosto ou não dessa campanha. Para mim, a abordagem é muito violenta. Acho que o bom censo cobrado pelos “politicamente corretos” deve ser levado em consideração pelos criadores.

Não estou aqui levantando uma bandeira reacionária e apoiando o “politicamente correto”. Afinal de contas eu acho que os melhores anúncios e campanhas de conscientização são justamente aqueles que causam certo estranhamento, que te fazem sair da zona de conforto e consequentemente, levam a uma mudança de atitude.

Mas o grande problema é: discutir os limites do discurso publicitário vai chegar a uma certa censura?

Esse tipo de reflexão eu deixo para os teóricos. Afinal eu sou apenas um reles comunicólogo.

  • PDF
  • Imprima tranquilo! Nosso layout de impressão não consumirá muitos recursos de sua impressora, pois é preto e branco e contém apenas o texto do artigo.

    Imprimir
  • Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>