Como não conseguir um emprego

Por Fabíola Cottet

Pois bem, não que eu seja uma antiga jornalista que trabalha há mais de 20 anos na área, mas apesar do relativo pouco tempo (quase seis anos), já vi muitas peripécias que me fizeram repensar sobre a qualidade do Ensino Superior, ou mesmo o médio, no nosso país. Não que o Brasil tenha os melhores índices no quesito Educação, mas acredito que alguém que esteja cursando o nível médio ou superior, deve, no mínimo, ter uma pequena quantidade de bom senso e sensibilidade na hora de procurar um emprego, principalmente se for o primeiro.

Nas agências, empresas, editoras e redações pelas quais passei sempre recebi diversos currículos e já entrevistei algumas pessoas. Devo dizer que já me surpreendi positivamente algumas vezes, mas infelizmente, as surpresas negativas foram em maior número. E pelas histórias que ouço, na grande maioria das empresas tem sido assim: falta gente qualificada e capacitada para assumir diversas funções.

Algumas dicas são essenciais para se dar bem em uma entrevista de emprego. Embora certas coisas pareçam óbvias, acredite, nessas horas vale a premissa de que a primeira impressão é a que fica. E fica mesmo. Não adianta querer falar o contrário. Por isso, vou enumerar algumas dicas para quem está procurando um trabalho e também do que não fazer na hora de entregar seu currículo ou se apresentar em uma entrevista.

- A aparência é tudo. Como já dito, a primeira impressão é sempre a que fica. Portanto, a não ser que você esteja se candidatando a uma vaga de tatuador, vendedor de lojas com artigos e roupas de rock, surf ou skate e vagas mais direcionadas, alguns cuidados com a aparência são fundamentais. Para os homens, a barba feita, cabelo bem cortado e um traje esporte fino é suficiente. Para mulheres nada de maquiagem carregada, decotes exagerados ou vestidos e saias curtas. Lembre-se sempre que menos é mais, então o casual e discreto caem bem e ficam sempre elegantes, são os mais indicados para qualquer entrevista de emprego.

- Nada de erros de português no currículo, por favor. E a regra se aplica com maior rigidez para estudantes e profissionais de Comunicação. O que já recebemos de currículos com a expressão “acessor de imprensa” não é brincadeira. O certo é “assessor de imprensa”. E existem alguns erros mais catastróficos ainda, acreditem, como “inclussão” e “dezejo”. Dúvidas na hora de escrever todos têm, mas um dicionário resolve. Também vale pedir para aquele seu amigo revisar, ou até mesmo a ajuda de um profissional é válida nesses momentos.

- Falar errado é muito pior que escrever errado. O profissional que vai fazer a entrevista estará atento a tudo. Ter um bom português é requisito obrigatório. Não precisa usar palavras rebuscadas e uma linguagem extremamente culta. Ser claro, simples e objetivo já é o suficiente. Portanto “para mim fazer”, “menas”, “seje” e “esteje” não existem na língua portuguesa. Palavrões, gírias e vícios de linguagem então, nem pensar.

- Esteja bem informado e procure saber sobre a empresa e vaga para a qual está se candidatando. Antes de ir a entrevista, uma boa dica é acessar o site da empresa e verificar, pelo menos, algumas informações básicas. E um detalhe muito importante: nunca fale mal da função para a qual você está se candidatando. Se você não gosta, não se candidate à vaga. Gostar do trabalho é fundamental para ser bem sucedido, em qualquer profissão.

- Cuidado com vícios. Deixe para mascar chicletes e fumar após a entrevista.

- Seja sincero e honesto com o entrevistador e com você mesmo. Só coloque no seu currículo coisas verdadeiras e não diga que sabe quando não sabe. Ser sincero pode até fazer com que você não consiga aquela vaga, mas pode abrir outras portas na própria empresa e também em outros locais.

- Leve sempre seu currículo impresso com você. É bem provável que a pessoa que vai fazer a entrevista já esteja com ele em mãos na hora do encontro, mas é bom se prevenir. Se tiver mais algum material, como portfólio, matérias, artigos, enfim, algo que queira mostrar, também leve em um pendrive ou CD. Estar preparado pode contar pontos extras na hora da decisão de contratação.

No mais, é estar bem preparado e informado, sempre tentando se atualizar na profissão que escolheu e em sua área de interesse. O mercado está repleto de empregos, só basta saber onde e como procurar.

  • PDF
  • Imprima tranquilo! Nosso layout de impressão não consumirá muitos recursos de sua impressora, pois é preto e branco e contém apenas o texto do artigo.

    Imprimir
  • Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>