Roupa suja se lava em casa

Por Camile Triska

Dizem por aí que sou uma pessoa organizada e limpinha… Alguns talvez concordem, outros talvez não. Mas a verdade é que realmente não suporto bagunça e sujeira, acredito que tudo na vida só progride se está organizado – ou, pelo menos, um pouquinho organizado. Outro comentário que geralmente ouço é a minha casa não ter um fio fora do lugar – neste caso é exagero, os armários até ficam meio desorganizados às vezes, embora as pessoas não concordem. Então, já que sou meio neurótica por arrumação, por que não dividir algumas dicas com vocês? São sugestões simples para a limpeza e organização da sua casa, nada muito profissional, afinal, não sou Personal Organizer (embora já tenha pensado em fazer o curso para me especializar). Para não ficar muito extenso (sim, gosto tanto de limpeza que dava para escrever um livro… quem sabe, né?), dividirei em dois posts. Neste primeiro, vou dar algumas sugestões para deixar sua roupa cheirosa, macia, limpinha e com a cor original sem precisar fazer muito esforço. Confesso que gosto de lavar roupa, mas com a máquina de lavar trabalhando enquanto ouço uma música, leio um livro…

- Antes de tudo, nunca fique sem vinagre de álcool! Você pode usar em todas as lavagens, só jogar junto com o sabão! Ele ajuda a cortar a espuma, deixar a roupa mais branca e não desbotar as coloridas e calças jeans! É ótimo! Não fico sem! Na falta de um anti-manchas, só jogar um pouco de vinagre na mancha – geralmente sai e não desbota! E quando a máquina estiver muito suja, só lavar com vinagre também! Além de tudo, vinagre é bem mais barato que outros produtos!

- Roupas com forro, como blazers, até podem ser lavadas em casa. Mas coloque em uma fronha com zíper e deixe no ciclo mais suave, para não correr o risco de rasgar. Para a lavagem destes tipos de roupa, geralmente, não dá para fugir de uma lavanderia profissional, que por sinal, deve ser sempre procurada para lavar casacos de lã e edredons, todos os anos, antes de guardar, pois roupa suja guardada muito tempo fica manchada! E depois, pode ser tarde demais…

- Procure não misturar muitos tecidos diferentes para não encher de bolinhas. Para não gastar muita água, usar saquinhos ou fronhas já resolve. Roupas de lã é bom lavar separado, com sabão líquido e sem amaciante. Falando em amaciante, você pode substituir por um pouquinho (só um pouquinho) de vinagre na água de enxague – não deixa cheiro e a roupa fica macia.

- E o que fazer com as manchas persistentes? Bom, neste caso vou sugerir o que já fiz e funcionou. Em peças mais encardidas (colarinhos de camisas, geralmente) esfregar um pouco de sabão de coco seco antes de lavar funciona como anti-manchas. Peças brancas muito encardidas geralmente ficam mais brancas se deixar de molho no vinagre (olha ele de novo!) com um pouco de água, por cerca de uma hora. Só lavar normalmente depois. Cada mancha tem alguma dica específica, você sempre acha algo na internet. O que já resolveu para mais de um tipo de mancha comigo, inclusive de desodorante e protetor solar, foi usar sabonete branco ou ferver a roupa. Primeiro, você tenta dar uma esfregada (sim, às vezes não tem como fugir disso) com sabonete branco logo depois de lavar e enxagua novamente. Se não der certo, ferve a roupa com um pouco de anti-manchas – dizem que o bicarbonato de sódio também é ótimo, mas ainda não experimentei! E se não der certo de novo, esfrega novamente! Geralmente, a mancha sai bem! Para quem mora em casa, pergunta para a mãe ou avó como faz para quarar roupa, dizem que é tiro e queda!

- Na hora de estender a roupa, deixe um espaço entre uma e outra para ventilar, não entupa o varal de roupas! Isso vai dificultar a secagem e suas roupas podem acabar meio fedidinhas. Procure deixar as peças bem esticadas ou em cabides, se puder. Facilita na hora de passar (sou péssima em passar roupas, confesso) ou até faz com que você nem precise usar o ferro.

- Para terminar com a roupa suja, sempre limpe ou deixe ventilar o sapato que você usou no dia. Se puder, não use o mesmo dois dias seguidos. Utilizar um spray bactericida é bom também, para evitar cheirinhos desagradáveis, principalmente quem usa sapatilhas ou tênis sem meia. No caso de sapatilhas e sapatos, passar um pano com um pouco de Lysoform ou similar é super bom para deixar limpinho e desinfetado.

- E para finalizar, o que fazer para evitar bolor e mau cheiro nos armários? Adivinhem? Vinagre de álcool! Limpe periodicamente seu guarda-roupa com uma mistura de uma parte de vinagre para duas de água morna. O bolor vai demorar mais para aparecer! Também sempre procure deixar as portas abertas do guarda-roupa para ventilar, pelo menos uma vez por semana. Se o bolor persistir, saquinhos com giz (de quadro-negro) costumam ajudar. Pendure eles nos armários e quando estiverem úmidos, é só trocar.

Existem muito mais dicas por aí! Espero que essas que já conheço ajudem vocês! Estou sempre procurando algumas novas – sim! Eu procuro maneiras de como lavar roupa e deixá-la mais limpinha e perfumada! Se tiver alguma nova, compartilharei!

No próximo post, falo sobre algumas sugestões de como manter a casa organizada para homens e mulheres modernas que, assim como eu, não tem dinheiro para pagar diarista!

  • PDF
  • Imprima tranquilo! Nosso layout de impressão não consumirá muitos recursos de sua impressora, pois é preto e branco e contém apenas o texto do artigo.

    Imprimir
  • Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>